Como conseguir o primeiro emprego: aprenda agora de uma vez por todas

0

Certamente, se você está em busca do primeiro emprego já percebeu que essa não é uma tarefa fácil, isso porque, a maioria das empresas pedem um currículo com vasta experiência. Logo, se você ainda não trabalhou, não vai ter essas especificações. 

Por isso,  preparamos esse texto com algumas dicas importantes de como se preparar para buscar o primeiro emprego

Mas antes de tudo, saiba que o importante é não desistir. Isso porque, muitas empresas não vão abrir as portas. No entanto, isso é normal de acontecer. Visto que o comércio está cada vez mais exigente. 

Porém, não cruze os braços, busque opções e se qualifique. 

Converse com colegas que estejam trabalhando

Primeiramente, converse com seus colegas que estejam trabalhando. Certamente, eles não vão conseguir um emprego para você, mas é possível que forneçam seu contato para recrutadores e gestores em suas empresas. 

Além disso, como eles acabaram de passar por um processo seletivo, podem ter algumas dicas valiosas para dar.

Selecione 5 empresas em que você quer trabalhar

Desse modo, escreva uma carta de apresentação. Por que você quer tanto trabalhar lá? Além disso, a  cultura da empresa está alinhada aos seus valores?  Ainda mais, você está conectado com a missão da empresa? Sem dúvidas, esse pode ser um bom começo.

Visto que, você terá clareza do que acredita, e do que quer para sua carreira profissional. Deste modo não perderá tempo com caminhos que não te levarão ao seu objetivo.

Comece um trabalho freelance ou temporário

Primeiramente, opte por um trabalho freelancer ou temporário.  Inclusive pode ser remoto e de meio período. Isso porque, ter no currículo um trabalho freelance, é de fato, bem melhor do que nada.

Até porque, contratos desse tipo, além de renderem alguma remuneração, podem se transformar em uma contratação em tempo integral.

Pratique a entrevista

Por fim, faça algumas simulações de entrevista com algum colega que tenha experiência. Visto que assim será possível avaliar seu estilo de comunicação. Além de  sinalizar algum erro que você possa estar cometendo.

Aproveite as orientações que receber na escola ou faculdade 

Certamente, na escola ou na faculdade dicas importantes sobre o mercado de trabalho e o primeiro emprego são repassadas. Além disso, é bem possível que os orientadores possam ajudar a melhorar seu currículo e tenham muitas ideias e contatos para oferecer. Portanto, peça ajuda!

Veja também: Após pressão, governo cede e vai reajustar piso dos professores em 33%

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.