10 benefícios do mastruz que você precisa conhecer hoje

Confira como que as propriedades medicinais do mastruz podem te ajudar

0

O mastruz, também chamado de erva-de-santa-maria tem odor forte e agradável, sendo muito usado na fitoterapia, tendo em vista suas propriedades medicinais. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar 10 benefícios do mastruz que você precisa conhecer.

O que é o mastruz e quais são os seus nutrientes?

Primeiramente, o mastruz é conhecido pelo nome científico de Chenopodium ambrosioides, sendo originário do sul da América Central. Em suas folhas há a produção de sementes que possuem nutrientes e fibras.
Dessa forma, entre os principais nutrientes do mastruz tem-se:

  • Folato ou ácido fólico;
  • Monoterpenos: principalmente o ascaridol, o p-cimeno, o limoneno e o terpineno;
  • Vitaminas do complexo B: principalmente a B2 (riboflavina) e B2(piridoxina);
  • Vitamina A, C e betacaroteno;
  • Minerais: principalmente o cálcio, magnésio, potássio, cobre, ferro, manganês, fósforo, sódio, selênio e zinco;
  • Fibras.

Veja 10 benefícios do mastruz

conheça os benefícios do mastruz - reprodução unsplash
conheça os benefícios do mastruz – reprodução unsplash

Sendo assim, apresentamos na sequência, 10 benefícios do mastruz para a saúde:

1. Auxilia no processo de emagrecimento

O mastruz possui baixo teor calórico e grande quantidade de nutrientes. Além disso, possui fibras, que ajudam no aumento da saciedade do corpo.

2. Mantém a saúde gastrointestinal

As fibras presentes no mastruz auxiliam na melhora de problemas digestivos, aliviando a indigestão. Mas, mais do que isso, favorecem a diminuição de flatulências, constipação, cólica e inchaço abdominal. Ajuda também, no tratamento da gastrite e do refluxo gástrico, auxiliando a desintoxicar e fortalecer o fígado.

3. Aumenta a imunidade

Pela presença de antioxidantes, o mastruz ajuda a aumentar o sistema imunológico, protegendo a pele contra o envelhecimento precoce. Além disso, protege o organismo contra o estresse oxidativo, que pode causar doenças crônicas como o câncer e doenças cardíacas.

4. É vermífugo

Assim, pela presença dos monoterpenos, o mastruz neutraliza vários tipos de vermes intestinais como o ancilóstomo e a lombriga.

5. Auxilia no metabolismo

Pela presença das vitaminas do complexo B, o mastruz ajuda a promover a conversão dos nutrientes em energia para o corpo. Dessa forma, melhorando a saúde da pele, dos olhos, do sistema nervoso, do sistema imunológico e da função cerebral.

6. Regula a pressão arterial reduzindo problemas cardíacos

Pela presença de potássio, o mastruz funciona como um vasodilatador, relaxando os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial. Então, por reduzir a pressão arterial, diminui a incidência de doenças cardíacas como: ataque cardíaco, derrame e aterosclerose.

7. Previne a doença nos ossos

Pela presença de fósforo, cobre, manganês, zinco e cálcio, o mastruz ajuda a aumentar a densidade mineral óssea, que previne a osteoporose.

8. Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

Pelo seu efeito expectorante, o mastruz auxilia no tratamento de doenças respiratórias, principalmente na asma, congestão pulmonar, bronquite, tosse, gripe e resfriado.

9. Diminuir as inflamações

Pelas suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o mastruz auxilia na redução das inflamações bem como da dor causada, como osteoartrites.

10. Auxilia no tratamento de picadas de insetos e feridas

Pelas suas propriedades antioxidantes, o mastruz ajuda a reduzir a inflamação causada por feridas ou picadas de insetos. Dessa forma, para isso é preciso fazer um cataplasma e colocar sobre a pele machucada.

Assim, agora que você já sabe os benefícios do mastruz, faça um chá e aproveite de todos os benefícios.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.