10 benefícios da sálvia para a saúde

Veja como a sálvia pode ser benéfica para sua saúde

0

A sálvia, também chamada salva, é uma planta classificada como medicinal. Ela traz inúmeros benefícios à saúde, mas muitas pessoas não sabem disso. Sendo assim, neste post irei te apresentar 10 benefícios da sálvia para a saúde. Confira aqui no Brasil 123.

Conheça os 10 benefícios da sálvia para a saúde

remédios caseiros como a sálvia e seus benefícios - reprodução unsplash
Remédios caseiros como a sálvia e seus benefícios – reprodução unsplash

 

As plantas medicinais são muito utilizadas como uma alternativa natural para o alívio de alguns sintomas de doenças. No que diz respeito à sálvia, ela possui uma aparência de arbusto, possuindo folhas aveludadas de tom esverdeado acinzentado. Além disso, dela nascem algumas flores, que podem surgir na cor azul ou branca.

Pode-se utilizar a sálvia por via oral ou por meio de aplicação tópica. Isso será definido de acordo com a finalidade que você busca alcançar com sua utilização. Mas, é hora de conhecer os 10 benefícios da sálvia para a saúde, tenho certeza que você enxergará essa erva com outros olhos quando descobrir.

Possui antioxidantes

Os antioxidantes são responsáveis por neutralizar os radicais livres presentes em nosso organismo, o que é fundamental, uma vez que os radicais livres estão relacionados às doenças crônicas.

Então, consumir alimentos ricos em antioxidantes é muito benéfico para a saúde. E um dos benefícios da sálvia é que ela é rica em polifenóis (compostos que atuam como antioxidantes), possuindo mais de 160 polifenóis distintos.

Além disso, essa planta conta com algumas substâncias que promovem uma melhor função cerebral, além de contribuir com a memória e diminuir o risco de câncer.

Auxilia na saúde bucal

A sálvia possui propriedades antimicrobianas, por isso, ela age contra os micróbios causadores da placa dentária. Além disso, em um estudo realizado, a sálvia mostrou-se eficaz contra a bactéria Streptococus mutans e contra o fungo Candida albicans, ambos causadores de cárie.

Alivia os sintomas da menopausa

Essa planta pode contribuir para a melhoria da memória, diminuindo, assim, o estresse e a transpiração excessiva.

Reduz o açúcar no sangue

Essa é uma grande dica para os diabéticos: pesquisas mostram que essa planta pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Melhora a memória e a saúde do cérebro

Ela pode contribuir para a saúde do seu cérebro e memória de várias formas. Além de possuir propriedades antioxidantes, que contribuem com o sistema de defesa do cérebro, ela também auxilia na regulação da acetilcolina, que possui grande relação com a memória.

Diminui o colesterol ruim

O LDL é o tipo de colesterol considerado ruim, assim, uma pessoa que possui altos níveis de LDL no sangue corre um grande risco de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, a sálvia pode contribuir para a diminuição desse colesterol LDL ruim.

Proteger contra alguns tipos de cancros

O câncer está entre as principais causas de óbito entre as pessoas. Por isso, cientistas de todo o mundo realizam pesquisas a fim de encontrar a cura para essa doença. Hoje, já se tem o tratamento por meio da radioterapia e da quimioterapia, fazendo com que as células cancerígenas diminuam em até 100%.

Mas, estudos realizados com a sálvia apontam que ela pode ser eficiente no combate a alguns tipos de câncer, como: câncer de boca, fígado, mama, pele, colo do útero, cólon e rim.

Outros benefícios da sálvia para a saúde

  • Alivia a diarreia;
  • Contribui para a saúde dos ossos;
  • Possui vitaminas e minerais.

A sálvia possui algumas vitaminas e minerais, como: cobre, zinco, magnésio e vitaminas A, E e C.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.