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Home Benefícios Sociais

Voa Brasil deve começar mês que vem! Veja detalhes

Natalia Rosso por Natalia Rosso
19 de julho de 2023, 10:44h
em Benefícios Sociais
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Em uma palestra proferida na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na última quinta-feira (13), o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou atualizações no programa de passagens aéreas denominado “Voa Brasil”. Conforme o anúncio de França, o programa tem previsão de lançamento em agosto. Além disso, ele disponibilizará mensalmente 1,5 milhão de passagens aéreas a um preço fixo de R$ 200.

O programa Voa Brasil tem como objetivo oferecer passagens aéreas mais econômicas em voos nacionais, especialmente nos horários e datas de menor demanda. Essa iniciativa visa possibilitar que um maior número de pessoas consiga viajar pelo país.

No programa, as tarifas serão fixadas em R$200. Por exemplo, para uma viagem de ida e volta, o valor total da tarifa seria de R$400 por pessoa. Essa quantia também poderá ser parcelada em até 12 vezes, porém sujeita a juros adicionais. As viagens com bilhetes promocionais serão disponibilizadas em dois períodos do ano: de março a junho e de agosto a novembro, que são considerados tradicionalmente como períodos de baixa temporada para o turismo brasileiro.

No entanto, o programa não isentará os viajantes das taxas de embarque. Para solucionar essa questão, está sendo considerada a implementação de uma espécie de cashback, onde será possível receber uma parte desse valor de volta, podendo ser utilizado para consumo dentro do aeroporto ou para o transporte até o aeroporto.

Durante o evento, o ministro França compartilhou mais detalhes sobre o programa. Ele também informou que a implementação completa do projeto demandará aproximadamente um ano. Além disso, ele ressaltou a importância de um progresso gradual, visando preparar adequadamente os aeroportos para atender a essa significativa demanda. Da mesma forma, o Ministro confirmou a participação das principais companhias aéreas do país, como a Latam, Gol e Azul, no programa.

Aumento de voos pelo Voa Brasil

A implementação deste programa resultará em um aumento significativo no número de voos no país, especialmente para destinos com demanda limitada atualmente, o que exigirá que os aeroportos recebam um maior volume de passageiros.

“Na nossa perspectiva, esperamos uma alta demanda por passagens aéreas. Isso permitirá a ocupação dos voos e, consequentemente, levará a um aumento no número de voos, atendendo aos aeroportos regionais mencionados anteriormente. Será possível estabelecer voos em áreas onde existe demanda, mas atualmente há uma quantidade insuficiente de passageiros”, explicou França.

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França também informou que o programa terá limitações específicas. Assim, cada indivíduo poderá adquirir até quatro passagens por ano, sendo que cada bilhete corresponderá a um único trecho. Além disso, o Ministro revelou que as companhias aéreas propuseram a cobrança máxima de R$ 200 para qualquer trecho durante os “períodos de ociosidade”. Esses períodos incluem os meses de março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro.

Além disso, França destacou que o benefício se aplica exclusivamente aos voos disponíveis durante esses períodos específicos. Isso significa que os usuários não terão a liberdade de escolher qualquer trecho desejado. O programa não receberá investimentos públicos e terá como foco principal beneficiar pessoas que não têm o hábito de voar. Para ter acesso às passagens mais econômicas, será necessário que a pessoa não tenha realizado voos nos últimos 12 meses.

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Mudanças nos aeroportos

Márcio França confirmou as informações sobre a reestruturação dos aeroportos do Rio de Janeiro, o Galeão e o Santos Dumont. Conforme anunciado anteriormente em junho, está planejada a limitação das operações no Aeroporto Santos Dumont apenas para voos de ponte aérea com destino a Congonhas (SP) e Brasília (DF), enquanto os demais voos serão redirecionados para o Aeroporto Galeão.

O objetivo principal é manter o número de passageiros no Santos Dumont abaixo de 10 milhões por ano. “Estamos fazendo adaptações no Santos Dumont para que o aeroporto opere com uma capacidade inferior a 10 milhões de passageiros”, afirmou França. Ele complementou, destacando que a intenção é que os dois aeroportos atuem de forma complementar, aproveitando seus tamanhos e localizações distintas.

O Galeão, em particular, tem potencial para se tornar um hub aéreo, sendo o maior aeroporto do Brasil e contando com infraestrutura para receber voos internacionais. Contudo, é igualmente importante manter a conectividade local e doméstica em ambos os aeroportos.

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Quem terá direito a participar do Voa Brasil

O programa Voa Brasil será direcionado a um público específico, incluindo aposentados e pensionistas do INSS, trabalhadores e funcionários públicos (municipais, estaduais e federais) com salário de até R$6.800, e estudantes contemplados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No entanto, a primeira fase do programa será focada exclusivamente em atender aposentados e pensionistas que recebam até dois salários mínimos. Somente após essa etapa inicial do projeto-piloto é que o restante do público-alvo poderá ter acesso ao programa.

Além disso, será necessário que os viajantes não tenham realizado voos domésticos nos últimos 12 meses.

Cada pessoa terá a possibilidade de adquirir até duas passagens por ano pelo valor de R$200 cada, o que corresponde a uma viagem de ida e volta. Além disso, cada participante terá o direito de levar um acompanhante pelo mesmo preço em cada trecho, independentemente de o acompanhante fazer ou não parte do público-alvo. Portanto, na prática, cada participante poderá ter acesso a quatro passagens anuais: duas para si próprio e outras duas para seu acompanhante.

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Objetivos do programa

O principal objetivo do programa Voa Brasil é reduzir ou eliminar o número de assentos vazios nas aeronaves domésticas durante os períodos de baixa temporada e menor demanda, que ocorrem nos meses de março a junho e agosto a novembro. Segundo o ministro Márcio França, nesses períodos, a ocupação dos voos chega a ser 21% menor.

Além disso, o governo acredita que o preenchimento dos assentos ociosos pode contribuir para a diminuição dos preços das demais passagens aéreas. Da mesma forma, não é esperado que os valores das passagens aumentem para compensar as tarifas mais baratas, nem que o governo subsidie essas passagens.

A proposta do programa Voa Brasil é justamente abordar essa questão que já é uma realidade para as companhias aéreas que operam no país. De acordo com o ministro, o papel do governo é atuar como intermediador, ajudando as empresas a ocupar os espaços vazios e proporcionando aos brasileiros a oportunidade de viajar sem gastar muito.

Tags: Voa Brasil
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