O programa social da CNH, ou seja, CNH Social, já envolveu muitos brasileiros. O sonho da carteira de habilitação torna-se assim possível até mesmo para quem tem dificuldade em arcar com os custos da emissão.
Nesse sentido, é importante dizer que o Detran (Departamento de Transportes) de cada região é o responsável pelo programa. A autoridade, assim, gerencia todos os trâmites desde o processo de registro do benefício até a emissão do documento.
Vale ressaltar também que o programa é voltado para brasileiros de baixa renda. Para dar-lhes a oportunidade de entrar mais facilmente no mercado de trabalho, bem como no setor de transportes.
Antes de mais nada, a CNH Social 2023 é um programa desenvolvido pelo SEST/SENAT, mas possui todos os trâmites administrados pelo Detran de cada estado, conforme mencionado. Seu principal objetivo é melhorar a situação dos cidadãos de baixa renda e dar-lhes a oportunidade de obter uma carteira de motorista gratuitamente.
É inegável que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, então os jovens terão mais uma chance de ingressar no setor de transportes com a carteira de habilitação em mãos.
Dessa forma, o programa oferece aos brasileiros de baixa renda a CNH gratuitamente, ao contrário do convencional, que tem custos elevados, principalmente as taxas.
De antemão, como foi citado acima nesta matéria, o programa CNH social é voltado principalmente para brasileiros de baixa renda que não podem arcar com o custo de uma carteira de habilitação clássica. Do mesmo modo, o foco principal são os jovens que estão inseridos no mercado de trabalho ou pretendem ingressar.
No entanto, alguns requisitos básicos são necessários para se inscrever no programa, como:
O cidadão que deseja se cadastrar na CNH Social pode acessar o site oficial do Detran da sua região. Além disso, também é possível se inscrever pelo site do SEST/SENAT. Confira o passo a passo abaixo:
Pelo Detran
Do SEST/SENAT
Atualmente, alguns estados brasileiros participam do programa social da CNH. Além disso, vários deles já estão na fase de convocação, que é a última fase de eliminação do programa. Os cidadãos convocados têm até 30 dias para comparecer ao Detran com laudo médico de exame físico e psicológico em mãos para não perder a chance de ingressar na CNH Social.
No entanto, nem todos os estados brasileiros estão participando do programa ainda, pois cada estado pode decidir se adere ou não ao benefício. Estão envolvidos atualmente, os seguintes estados:
A validade da CNH gratuita é a mesma da convencional, pois o cidadão terá que passar por todos os trâmites para obtê-la. Com isso, a partir das novas regras, a validade da carteira de habilitação difere de acordo com a idade do condutor:
Não perca: SURPRESA TOTAL, Bolsa Família de Abril com valor maior começa em POUCOS DIAS
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…