O Banco do Brasil divulgou, no dia 28 de novembro de 2022, que vai antecipar os pagamentos do quarto trimestre de Juros sobre o Capital para seus acionistas, portanto, veja se você tem direito a receber o JCp do Banco do Brasil. Pois, mais de 985 milhões de reais foram liberados e, com isso, suas chances de ganhar uma parcela desse dinheiro aumenta.
O montante com o valor de 0,34552 estará disponível para quem tem a ação BBAS3. Mas vale lembrar que o JCp ainda está sujeito à cobrança do Imposto de Renda diretamente na fonte. Por isso, todos que vão receber esse capital já saberão que ele virá descontado com o valor relativo de I.R.
Quem tem direito a receber o JCp do Banco do Brasil
Para saber se você tem direito a receber o JCp do Banco do Brasil, basta analisar sua carteira de ações na sua corretora. Afinal, o Juros sobre o Capital será pago somente para quem está na base acionária da BBAS3 desde 12 de dezembro do ano anterior.
Ou seja, essa é a chamada data de corte, portanto, todos que estiverem depois desse prazo deverão sofrer um ajuste nessa cotação. E, com isso, os valores ainda não são concebidos. Afinal, esse pagamento será visto como um ex direito e deverá sofrer ajustes antes de chegar à conta desses investidores.
Assim, o investidor ainda pode comprar as ações até o dia 12 de dezembro e vai receber a remuneração. No entanto, pode esperar até o dia 13 de dezembro para adquirir por um valor menor, porém sem ter o direito de receber o JCp.
Pois, como não existe qualquer movimentação dentro do centro de depósitos no mercado de renda variável da nossa B3, podemos dizer que o dia 30 de dezembro será a data em que o BB distribuirá esse capital entre seus acionistas.
Análise do Banco do Brasil
Agora que já sabe quem tem direito a receber o JCp do Banco do Brasil, saiba que o JP Morgan fez uma análise sobre essa instituição financeira estatal brasileira e entendeu que o Nubank, banco digital popular, está sendo maior que o banco estatal e até mesmo maior do que o Bradesco quando se trata de consumo.
Para chegar ao veredicto, os analistas do JP Morgan passaram a avaliar o saldo das operações de crédito que passaram a ser inadimplentes depois de três meses e, com isso, o NPL Creation, sigla em inglês que se refere ao assunto, apontou essa perda para a instituição bancária digital.
Mesmo assim, nesta segunda-feira, o Banco do Brasil aprovou a distribuição de 485,7 milhões de reais em dividendos e 1,81 bilhão para o pagamento de Juros sobre o Capital Próprio para os seus acionistas.
A data para o pagamento deverá acontecer até 30 de novembro de 2022 e a soma desses proventos deverá chegar até R$2,296 bilhões. Ou seja, esse valor representa cerca de R$0,1702 por cada ação.