Quantas carteiras de identidade você possui? Sabia que era possível tirar 1 carteira de identidade em cada estado do Brasil? Por isso que hoje, nós vamos indicar se você precisa tirar a nova identidade ainda em novembro.
Sabia que antes da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), era possível ter 27 carteiras de identidade, tendo a sua validade em cada estado brasileiro. Mas, a partir do dia 4 de agosto, com a CIN, a pessoa tem uma carteira de identidade a nível nacional.
Entenda o que é a CIN
A CIN, veio para substituir o RG (Registro Geral), que é válido em todo território brasileiro. Assim, o RG deixa de existir, e passa a ser utilizado somente o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Então, de forma gradativa, haverá implantação da CIN em todo o território nacional, onde haverá somente uma única forma de identificação, o CPF. Além disso, haverá 2 maneiras de apresentação da CIN: carteira física, e digital, utilizando o portal gov.br.
Vale saber que: A versão digital somente poderá ser obtida, a partir da versão física, que será impressa em papel ou policarbonato. A CIN poderá ser utilizada como passaporte em todos os países do Mercosul. Mas para a entrada em outros países, ainda solicita-se o passaporte.
Quais são as principais alterações que a CIN apresenta, em relação ao RG?
Não é somente o número do RG que vai deixar de existir, e será substituído pelo número do CPF, haverá outras alterações importantes como:
- Validade em todo o território brasileiro;
- A validação poderá ser feita através de QR Code, mesmo que esteja offline;
- Possui código MRZ (Machine Readable Zone), que traduzindo significa Zona Legível por Máquina, que somente máquinas específicas podem ler. Aqui no Brasil, utiliza-se este código nos passaportes;
- Presença de biometria;
- Possui identificação se o portador é doador de órgãos ou não.
Precisa tirar nova identidade ainda em novembro?
DEFINITIVAMENTE NÃO!!!!
A nova identidade ainda está em fase de implantação nos estados, que possuem prazo para implantar até o dia 6 de março de 2023. Assim, atualmente existem somente 8 estados com a implantação oficializada:
- Acre;
- Pernambuco;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Santa Catarina;
- Rio Grande do Sul;
- Distrito Federal.
Os outros estados têm, portanto, prazo para implantar o sistema e começar a fazer a nova CIN. Os estados que já possuem sistema em funcionamento, já podem realizar a substituição pela CIN, mas, a troca de identidade pode ser feita de forma gradativa, conforme por vencendo a sua validade. O prazo final é até o ano de 2032.
Qual será o prazo de validade da CIN?
O prazo de validade também passou por alterações, ficando de acordo com a idade da pessoa:
- Entre 0 e 12 anos: prazo de validade de 5 anos;
- Entre 12 e 60 anos incompletos: prazo de validade de 10 anos;
- Mais de 60 anos: não possui prazo de validade.
Então, não se preocupe! A CIN só será obrigatória a partir do ano de 2032, por isso, você tem tempo para tirar com mais tranquilidade. Mas, não deixe para o final! Evite transtornos de filas de espera!