Saber quem tem direito ao BPC/LOAS é fundamental para que as pessoas que mais precisam tenham acesso a esses benefícios. Isso porque o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social, é um benefício assistencial que visa garantir uma renda mínima para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você saiba quem tem direito ao BPC/LOAS e como solicitar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme já dito antes, o BPC/LOAS destina-se a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Assim sendo, existem duas categorias de pessoas que têm direito ao benefício:
No caso dos idosos, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo vigente (R$ 1.320).
Ademais, para as pessoas com deficiência, é preciso comprovar a incapacidade para o trabalho e também possuir uma renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.
Para solicitar o BPC/LOAS, é necessário ter em mãos alguns documentos essenciais, tais como:
Ademais, os cidadão que têm direito ao BPC/LOAS podem solicitar o benefício tanto presencialmente quanto online.
Para fazer pessoalmente, é necessário comparecer a um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de seu município, levando consigo todos os documentos exigidos.
Sendo assim, no momento da solicitação, um assistente social irá analisar a situação e preencher o formulário necessário.
Entretanto, para fazer a solicitação online, é preciso acessar o site do INSS, preencher o formulário online e, posteriormente, enviar os documentos digitalizados. Depois disso, é necessário acompanhar o processo pelo site, a fim de verificar se há alguma pendência ou solicitação de documentos adicionais.
Por fim, depois de enviar a solicitação, o INSS irá avaliar os documentos apresentados e a condição do requerente.
Ademais, no caso dos idosos, o órgão realiza uma perícia médica para avaliar a idade e incapacidade para o trabalho. Já para as pessoas com deficiência, é necessário passar por uma avaliação social e, também, por uma perícia médica para comprovar a deficiência e a invalidez.
Após essa avaliação, o INSS pode aprovar ou negar o benefício. Sendo assim, caso tenha negativa, é possível recorrer da decisão por meio de um recurso administrativo, seguindo as instruções que o próprio INSS fornece.
Agora que você já sabe quem tem direito ao BPC/LOAS e como solicitar, deixe nos comentários o que você acha do benefício. Afinal, sua opinião é muito importante para nós!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…