O desconto no programa Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício que pode aliviar consideravelmente as despesas com a conta de luz, proporcionando economia para milhões de famílias de baixa renda em todo o Brasil. No entanto, muitas dessas famílias ainda não usufruem desse benefício, muitas vezes devido à falta de informação.
Desse modo, para que você saiba tudo o que precisa para aproveitar os descontos, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício social que oferece descontos progressivos nas contas de luz. Assim, o objetivo principal desse programa, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é garantir um acesso justo à energia elétrica para as famílias de baixa renda.
Conforme mencionado, o desconto no programa Tarifa Social direciona-se para as famílias de baixa renda. Isso inclui:
Além disso, famílias indígenas e quilombolas que estão devidamente registradas no Cadastro Único também são elegíveis ao benefício. Contudo, é importante mencionar que é necessário ter um consumo de até 220 kWh também são elegíveis para esse benefício.
Se você participa de um programa social do Governo, a forma mais fácil de verificar se você já está recebendo o desconto é conferindo sua conta de luz.
Desse modo, na descrição da sua “Classe”, deve aparecer a indicação de “Tarifa Social”. Se essa indicação não estiver presente em sua conta, é importante atualizar seu cadastro.
Para isso, você pode utilizar o aplicativo do CadÚnico ou pessoalmente nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Então, após a atualização, entre em contato com a empresa de energia elétrica e forneça seus dados.
Ademais, cabe observar que o valor do desconto varia de acordo com o consumo de energia. Portanto, quanto mais eficiente for o uso da energia, maior será o desconto na conta.
De acordo com a regulamentação do programa, isso incentiva a adoção de práticas de eficiência energética e a redução do desperdício.
Por fim, vale ressaltar que desde janeiro de 2022, a aplicação do desconto ocorre de forma automática com base nos dados cadastrais das famílias. Portanto, não é mais necessário solicitar o desconto diretamente à distribuidora de energia. Contudo, é fundamental manter suas informações atualizadas no CadÚnico para garantir que o desconto seja aplicado.
O titular do programa social não precisa ser o titular da conta de energia. Basta informar o endereço residencial, onde a aplicação dos descontos ocorrerão.
Além disso, os beneficiários podem realizar a atualização do cadastro através do aplicativo do CadÚnico, site, nos Cras ou por telefone, entrando em contato com a concessionária de energia.
Agora que você já sabe quem pode receber desconto no programa Tarifa Social, faça seu cadastro no CadÚnico pague menos na sua conta de luz!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…