Com a iminência da troca no governo, muita gente está preocupada com o prazo máximo para sacar o Auxílio Brasil.
Afinal, o programa deve ser extinto pelo novo governo comandado pelo presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT), que voltará com o Bolsa Família.
Desse modo, se você também quer saber qual o prazo máximo para sacar o Auxílio Brasil, é só continuar lendo até o final, pois esclareceremos todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
Quem tem direito ao Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda lançado em 2022 pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como substituto do Bolsa Família.
Como critérios para a adesão a ele, o governo usa dois parâmetros: famílias abaixo da linha da pobreza, com renda até R$105,00 por cabeça; e pessoas em situação de pobreza, com renda per capita inferior a R$210,00.
Os valores são creditados diretamente na conta poupança social digital do beneficiário, por meio do Caixa Tem.
Através do aplicativo, o contemplado pode transferir valores por pix, pagar boletos com o código de barras, fazer compras com o cartão de débito virtual, dentre outras operações.
Como será pago a última parcela do Auxílio Brasil?
O último lote do Auxílio Brasil já está sendo pago, com sempre, de forma escalonada conforme o número final no Número de Inscrição Social, NIS.
A liberação do dinheiro começou a ser feita no último dia 12 de dezembro para quem tem NIS com final 1. Dia 13 foi liberado o benefício para os contemplados pelo programa com número final do NIS 2, e assim por diante.
Os pagamentos devem fazer uma pausa durante o fim de semana, nos dias 17 e 18 de dezembro, e retornar na segunda-feira, dia 19, para os beneficiários, com o NIS terminado em 6.
O pagamento vai até a próxima sexta-feira, dia 23 de dezembro, para os atendidos pelo programa com NIS de final 0.
Qual o prazo máximo para sacar o Auxílio Brasil?
O governo estabelece que todos os programas de transferência de renda devem ter seus valores sacados em um prazo de até 90 dias após o crédito.
Depois que esse prazo expira, o montante retorna aos cofres públicos.
Isso é feito porque os órgãos competentes entendem que, se você não saca o dinheiro por mais de 3 meses, é porque não precisa dele.
Aliás, não sacar os valores é um dos motivos pelos quais você pode ser excluído do programa.
O que vai acontecer com os beneficiários do Auxílio Brasil após a sua extinção?
A equipe de transição para o novo governo já anunciou que os beneficiários do Auxílio Brasil serão atendidos pelo Bolsa Família, que deve retornar.
Até março, o Ministério da Cidadania deve chamar muitos cidadãos que recebem o Auxílio Brasil atualmente para renovar o cadastro, caso haja indício de alguma irregularidade.
Contudo, se você recebe o Auxílio Brasil, deve continuar recebendo o benefício, sob o novo nome de Bolsa Família, desde que atenda aos critérios para ser contemplado.
Agora que você já sabe qual o prazo máximo para sacar o Auxílio Brasil, não deixe de receber o seu dinheiro!