O novo currículo do Ensino Médio, promete trazer muitas mudanças positivas para os alunos. Embora algumas escolas já tenham iniciado a implementação do novo modelo educacional, isso não será obrigatório até 2023. Portanto, hoje, discutiremos as próximas mudanças no currículo do ensino médio.
Embora a lei que promulga essa mudança tenha sido aprovada em 2017, a transição em si só começou em 2022. Os alunos do primeiro ano do ensino médio foram os primeiros a ver as mudanças, mas até 2024 todas as turmas usarão o novo método de ensino.
Como funcionará o novo currículo obrigatório do ensino médio?
Muitas questões foram levantadas desde que a lei que institui o sistema foi aprovada em 2017. Há dúvidas sobre a estrutura das aulas e, obviamente, sobre o material que será abordado.
A primeira coisa que precisamos perceber é que essas mudanças acontecerão gradualmente. Isso significa que a cada ano uma nova série corresponderá com o currículo do novo Ensino Médio.
Assim, os alunos do 1º ano de 2022 foram os pioneiros do novo paradigma educacional. Agora é a vez dos alunos do 2º ano e finalmente, o 3º ano do processo de implementação do novo modelo em 2024.
O novo sistema será estruturado segundo a obrigatoriedade da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Além disso, os alunos terão a oportunidade de selecionar um tópico da Trilha de Aprendizagem.
A mudança da carga de trabalho de 2.000 horas para uma carga de trabalho de 3.000 horas é uma das mudanças mais importantes. Destes, utilizarão pelo menos 1.200 horas para os conteúdos da Trilha de Aprendizagem.
Para isso, contamos também com escolas de tempo integral, que também crescerão. Conforme a proposta do MEC, os alunos deveriam passar cerca de 9 horas em sala de aula.
Como funcionarão as Trilhas de Aprendizagem?
Como uma das mudanças mais significativas no currículo do ensino médio em 2023, o Trilhas de Aprendizagem terá um impacto profundo no Novo Ensino Médio. Os alunos terão oportunidades de aprimorar suas habilidades e conhecimentos nesses domínios específicos.
As seguintes opções estarão disponíveis para seleção:
- Línguas;
- Matemática;
- Ciências Naturais;
- Ciências Sociais e Humanas;
- Educação Técnica e Profissional.
Outra vantagem é que o aluno tem a opção de selecionar várias respostas. No entanto, as escolas não terão que fornecer todas as aulas. Em todos os anos do Novo Ensino Médio, a partir de 2023, será obrigatório apenas o estudo de português e matemática.
Plano de vida
O chamado “Projeto de Melhoria de Vida” é outra grande mudança. O objetivo principal das escolas é apontar os alunos na direção certa, mas até recentemente, eles não estavam conduzindo isso da maneira mais eficaz possível.
Os professores ajudarão os alunos a pensar criticamente sobre seus objetivos e aspirações, fornecendo-lhes conteúdo e explicações. Ele ajudará os alunos a escolher carreiras, faculdades e especializações alinhadas com seus objetivos de longo prazo.
Além disso, irão elaborar as aulas tendo em mente os objetivos pessoais, profissionais e sociais do jovem. Implementando isso, no entanto, varia de escola para escola, uma vez que o Projeto de Vida pode ser uma matéria especializada ou incorporada a um currículo mais amplo.
Esta é uma das principais mudanças no novo sistema educacional que promete melhorar a vida dos jovens de hoje.