Hoje nós contaremos para você como ter aumento de 25% na sua aposentadoria.
Muitos pensionistas e segurados ainda desconhecem esse adicional pago pelo INSS, mas saiba que é possível sim solicitar um aumento de 25% da aposentadoria, em alguns casos específicos.
Leia até o final e descubra quem tem direito a esse aumento e como solicitar, para que você possa ter um ganho a mais na hora que mais necessitar!
O que é INSS?
A sigla INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social, e se trata do órgão do Governo responsável pelo pagamento de muitos benefícios para os cidadãos.
Ele foi criado em junho de 1990, a partir da junção do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social e do Instituto Nacional de Previdência Social, que até então eram designados para fazer o pagamento aos segurados.
Hoje em dia, pelo menos 4,7 milhões de brasileiros recebem algum tipo de auxílio pago pelo INSS.
Quais são os benefícios pagos pelo INSS?
O INSS oferece muitos benefícios para os brasileiros, dentre eles podemos citar:
- Aposentadoria por tempo de serviço;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-acidente;
- Pensão por morte;
- Auxílio Reclusão;
- Auxílio Maternidade.
Depois da reforma da previdência, que aconteceu em 2021, alguns nomes dos benefícios pagos pelo INSS mudaram, porém, os métodos utilizados para avaliar a necessidade de recebimento do benefício e o modo de realizar o pagamento, continuam praticamente os mesmos.
Quem pode receber os benefícios pagos pelo INSS?
Todos os cidadãos brasileiros que contribuem ou contribuíram de alguma forma com a previdência, podem receber os benefícios pagos pelo INSS.
Os trabalhadores que exercem sua função de forma regular, ou seja, trabalham com registro na carteira, são adicionados automaticamente na lista de contribuintes da previdência. No entanto, se você não trabalha registrado, não se preocupe, pois existem outras maneiras de concretizar essa contribuição.
Pessoas jurídicas, isto é, que possuem um CNPJ, donas de casa e trabalhadores autônomos também podem fazer a contribuição mensal com a previdência, e são considerados contribuintes individuais.
Quem pode solicitar o aumento da aposentadoria em 25%?
Muitas pessoas não sabem, mas, em alguns casos específicos, tem como solicitar um aumento de 25% na aposentadoria.
Isso acontece no caso de beneficiários que recebem a aposentadoria por invalidez. Sendo assim, depois da reforma da previdência, passou nomear-se de aposentadoria por incapacidade, que não conseguem se cuidar sozinhas. Além disso, precisam de ajuda para realizar atividades simples do dia a dia, como se alimentar, tomar banho, se vestir, etc.
Esse adicional se chama auxílio acompanhante.
Como solicitar o auxílio acompanhante?
Então, para fazer a solicitação do auxílio acompanhante e ter um aumento de 25% na aposentadoria por incapacidade, o aposentado precisará ir até uma agência do INSS portando seus documentos pessoais.
Depois disso, terá o agendamento de uma perícia médica para se comprovar a incapacidade e a necessidade de cuidados de terceiros para aqueles que se aposentaram.
Se o adicional for concedido, o aposentado poderá escolher entre um cuidador aleatório ou um parente.
Você pode acompanhar sua solicitação pelo aplicativo “Meu INSS” ou ligar no 135, que é o telefone da Central da Previdência Social.
Por fim, agora que você já sabe como ter aumento de 25% na sua aposentadoria, é só seguir as dicas que passamos para fazer a solicitação, e aguardar a aprovação!