Saber a hora certa para vender uma ação, pode ser muito importante para os seus investimentos, uma vez que, garante os seus ganhos e diminui a possibilidade de ter prejuízos. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos apresentar como saber se é a hora de vender uma ação.
A grande dúvida é: Vender as ações ou ficar com elas a longo prazo?
Muitos são os elementos que interferem nesta resposta. Entre elas: mercado, economia e o perfil do investidor. Então, é preciso considerar esses elementos para tomar uma decisão mais assertiva.
Manter as ações para o longo prazo protege as ações das oscilações dos ativos. Mas, quem busca maior rentabilidade e não tem medo do risco, pode optar por negociações rápidas, como o day trade por exemplo.
Então: como saber se é a hora de vender uma ação?
Para saber se é a hora de vender uma ação, vamos indicar a partir de algumas dicas úteis para saber se é hora de vender ou não.
Tenha entendimento de como funciona a bolsa de valores
A Bolsa de valores e o mercado financeiro parecem ser de difícil entendimento, mas, na verdade, são espaços desafiadores que proporcionam oportunidades únicas, principalmente se você tiver conhecimento sobre como investir.
Dessa forma, as ações são negociadas na Bolsa de Valores, onde compradores e vendedores fazem as ofertas, e os negócios acontecem a partir dos valores acertados.
Saiba o que são as ações
Com a intenção de aumentar o patrimônio e os lucros, as empresas de capital aberto oferecem uma parte da empresa para investidores. A ação é a menor parte de uma empresa de capital aberto.
Assim, o investidor compra certa quantia de ações, que rentabiliza o lucro percentual dos resultados da empresa. A negociação assertiva é vender as ações por um preço maior do que comprou.
Perceba as oportunidades atrativas
Se você quer saber a hora certa de vender uma ação, perceba que o preço das ações sobe e quando isso acontece de forma significativa, a tendência é cair. Portanto, perceba o momento certo em que as ações estão no preço máximo para vender.
Muitas vezes você pode perder uma parte do rendimento, mas não vai perder tudo quando as ações caírem.
Observe a divulgação dos balanços
Se a sua opção é pelo investimento das ações a longo prazo, acompanhe semestralmente as divulgações dos balanços realizadas pela empresa. Assim, você poderá concluir se é melhor manterá as ações ou vende-las para evitar que gere prejuízos.
Tenha uma estratégia pré-estabelecida para vender
Considere as suas estratégias, objetivos e metas para saber se é o momento certo para vender as ações.
Tenha claro a sua tolerância ao risco
É entendível que momentos em que a Bolsa está em alta, nos sentimos mais arrojados para investir, mas não se deixe levar pelas emoções. Se detenha à sua tolerância ao risco e não se arrependa depois.
Passamos desta forma algumas análises para que você, investidor, tome a sua própria decisão se é momento de vender uma ação ou não.
Por fim, todas essas precauções são necessárias, para que o arrependimento não venha em seguida.