Muitos cidadãos brasileiros têm dúvidas quanto ao abono salarial do PIS/Pasep 2023, que ainda não foi pago. No entanto, ele já conta com calendário aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e também, uma nova tabela para 2023.
A partir dos dados da Caixa Econômica Federal, aproximadamente 23 milhões de trabalhadores brasileiros devem ser contemplados pelos pagamentos do PIS 2023.
Conforme foi estabelecido na regulamentação, o cálculo do PIS/Pasep se baseia no valor mínimo e máximo, que são referentes aos meses de serviço do trabalhador, sendo o teto do salário mínimo do ano de pagamento a cota máxima a ser paga.
Dessa forma, após a proposta de reajuste de 2,7% do salário mínimo que, inclusive é promessa de campanha do governo Lula, o pagamento do PIS/Pasep 2023 terá um novo cálculo, estabelecendo o valor de R$1.320 como teto do pagamento.
Em primeiro lugar, vale lembrar que a partir da proposta feita pela equipe do Governo Lula, as parcelas devem variar, a depender dos meses de atuação do trabalhador em 2021.
Tabela do PIS no ano de 2022:
Tabela atualizada do PIS em 2023
No entanto, o Ministério da Economia do Governo Lula não prevê a possibilidade de aumento do salário mínimo já para este ano de 2023. Ainda assim, parte das equipes envolvidas defenda que deve ser feito o reajuste já para o próximo dia 1° de maio.
Antes de mais nada, é importante deixar claro que PIS 2023 será pago aos profissionais que estiveram em atuação ao longo do ano-base 2021. Sendo assim, quem trabalhou em 2021 que receberá o abono e também, é necessário que esses trabalhadores tenham:
Sobretudo, o PIS 2023 terá os pagamentos iniciados em 15 de fevereiro, para nascidos em janeiro, seguindo até o dia 17 de julho, para nascidos em dezembro.
Sendo assim, a cada mês, haverá a liberação de dois lotes, resultando no pagamento de 12 lotes ao longo dos próximos seis meses. Entretanto, o limite de saque é até 28 de dezembro de 2023.
Vale lembrar que o calendário oficial do PIS 2023 foi proposto pelo Governo Federal e aprovado pelo Codefat em dezembro de 2022, como já foi informado acima.
Dessa forma, os pagamentos do abono salarial referente ao ano-base 2021 devem ocorrer da seguinte maneira:
Primeiramente, o cidadão que desejar consultar e saber a disponibilidade do dinheiro, precisa acessar os seguintes canais da Caixa Econômica Federal:
Além disso, pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou número 158 do Alô Trabalhador também é possível ter acesso às informações do programa.
Antecipadamente, é possível dizer que o pagamento do PIS é feito de maneira simples, ou seja, a Caixa realiza a abertura automática de uma conta no Caixa Tem para o trabalhador retirar o dinheiro.
Sendo assim, quando o valor estiver na conta, será possível fazer o saque do PIS em:
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…