Estamos em plena época de entrega da declaração, e muita gente quer saber quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda. Afinal, a melhor parte desse processo todo, para muitos, é o extra garantido pela restituição. E se esse é o seu caso, saiba que hoje vamos explicar como funciona a fila para receber esses valores.
Além disso, também vamos explicar outros pontos importantes sobre o IR e a restituição de impostos. Assim sendo, fique com a gente, leia até o final e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é restituição do Imposto de Renda?
Quando fazemos a declaração do IR, há o cálculo de tudo o que pagamos de impostos, além de deduzir tudo o que é dedutível. Como despesas médicas e escolares, gastos com os dependentes, dentre outros.
Dessa forma, calcula-se o quanto deveríamos ter pago de tributos de acordo com nossos rendimentos e compara-se com o quanto, de fato, pagamos. Então, caso o valor pago tenha sido menor do que o devido, é preciso pagar a diferença.
No entanto, quando pagamos a mais, a Receita devolve o sobressalente ao contribuinte, e é isso que chamamos de restituição de imposto de renda.
A saber, segundo dados da Receita Federal, em 2023, as declarações que devem receber restituições devem somar mais de 77% do total. Por isso, o pagamento precisa ser organizado e escalonado por prioridades, como veremos a seguir.
Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda?
Todos os anos, o governo paga as restituições por ordem de prioridade. Dessa maneira, os primeiros a receber são os idosos, que também são escalonados por etapas:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais;
Depois destes, os próximos da lista são:
- Pessoas com necessidades especiais e ou comorbidades;
- Contribuintes que têm no magistério a sua maior fonte de renda;
- Pessoas que entregaram a declaração pré preenchida e que optaram por receber a restituição por pix;
- O restante dos contribuintes.
Muita gente na fila prioritária
Este ano, a lista de prioridades é bem grande, pois a adesão ao modelo pré preenchido foi enorme. Segundo a Receita Federal, até agora, cerca de 22% das declarações entregues utilizaram o modelo pré pronto, o que lhes daria o direito a receber primeiro.
Por isso, pode ser que, apesar de haver prioridades, nem todos recebam em um primeiro momento. A saber, as datas para recebimento da restituição, de acordo com os lotes, são essas até o momento:
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 31 de julho;
- 31 de agosto;
- 29 de setembro.
Se você não está nos primeiros lotes, não se preocupe. Lembre-se de que o valor da restituição sofre a correção de acordo com a taxa Selic, que atualmente está acima dos 13%. Então, enquanto o dinheiro está guardado antes de você recebê-lo, ele ficará rendendo.
Depois, quando você for recebê-lo, ele estará maior e fará mais diferença no seu orçamento.
Agora que você já sabe quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda, é só esperar sua hora chegar e colocar um bom dinheiro extra no bolso!