O pagamento do vale gás nacional começa no dia 18 de janeiro para as famílias que fazem parte do Auxílio Brasil. O calendário de janeiro foi divulgado nesta quinta-feira (13) pela Caixa Econômica Federal.
Ainda mais, foi confirmado o valor deste repasse, que fica na casa dos R$ 52. O programa terá duração de 5 anos. Assim, como o pagamento será a cada dois meses, a previsão é de que sejam pagas 30 parcelas.
A saber, ao todo, cerca de 5,5 milhões receberão o benefício e vale destacar que o pagamento será realizado nas mesmas datas das parcelas do Auxílio.
Para o auxílio gás será a mesma regra dos repasses do Auxílio Brasil, que são escalonados pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Sendo assim, o vale gás começa com os beneficiários de NIS final 1 no dia 18 de janeiro e segue até o dia 31 de janeiro, com o pagamento para quem tem NIS terminado em 0.
Calendário Vale Gás Nacional – Janeiro 2022 – Imagem: Divulgação Caixa Econômica FederalOs cartões e senhas utilizados para o saque Auxílio Brasil poderão ser utilizados para o recebimento do auxílio gás. Assim, o saque poderá ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
Além disso, o benefício poderá ainda ser liberado em poupança social digital da Caixa Tem.
Certamente os brasileiros estão ansiosos para logo ter acesso ao valor, mas é importante explicar que o beneficiário terá 120 dias para realizar o saque, contados a partir da data de disponibilização dos valores.
Os requisitos para ser contemplado são:
Cabe ressaltar que a lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
O subsídio será repassado a cada dois meses, com o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 kg. E como se chega a esse valor?
Se essa for a sua pergunta, saiba que a média de preço é divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Inicialmente a projeção era de que 19 milhões de famílias fossem atendidas, sendo 14,6 milhões de famílias do CadÚnico que recebiam o Auxílio Brasil em dezembro e 4,7 milhões contempladas pelo BPC.
No entanto, como o número de beneficiários do Auxílio Brasil passou para 17,5 milhões agora em janeiro, o público total pode passar da casa dos 22 milhões.
De acordo com o Ministério da Cidadania, as famílias serão inseridas no programa gradativamente, até que todos os beneficiários do Auxílio Brasil sejam contemplados. Mas é preciso informar que a previsão para isso acontecer é apenas em setembro de 2023.
Leia também: Consulta Auxílio Brasil: Sem sair de casa, veja como saber se vai receber o benefício
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…