O reajuste na conta de luz que pode chegar até 24,19%, no estado de Alagoas, preocupa os consumidores. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permitiu o aumento nas tarifas da empresa que distribui energia elétrica no estado, a Equatorial Energia Alagoas.
Assim, a aprovação do reajuste ocorreu na terça-feira, dia 23 de maio, e esse aumento deve chegar ainda neste domingo, dia 28.
Ficou curioso para saber mais sobre este reajuste? Continue conosco na leitura até o final que vamos trazer muitas informações acerca do assunto.
Antes de mais nada, vamos explicar o que é a Equatorial Energia Alagoas e quem são as pessoas que ela afetará com esse ajuste. A saber, a Equatorial Energia Alagoas é uma empresa que gera e distribui energia elétrica no estado de Alagoas e possui sua sede em Maceió. Assim, a empresa atende os 102 municípios do estado, sendo assim, é feito atendimento a cerca de 1,33 milhão de pontos de consumo.
A princípio, a Equatorial pediu uma prorrogação de dez dias para o reajuste. Este pedido ocorreu para que a Aneel realizasse uma avaliação da influência da diminuição da receita que o aumento da distribuição da micro e minigeração causou.
A média do aumento na conta de luz em Alagoas é de 17,59%. Nesse sentido o aumento àqueles que consomem a luz em residências será de 14,57%. Baixa tensão terá um reajuste de 15,05% bem como alta tensão aumentará 24,19%. Este aumento começará a partir de domingo, dia 28 de maio.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, diversos fatores influenciaram os valores das contas de luz. Por exemplo, os valores gastos com encargos setoriais e com energia. Bem como os custos em relação aos componentes financeiros.
Dessa forma, os encargos setoriais que citamos acima tiveram grande influência nesse aumento, pois, eles contêm pagamentos como o de tarifa social. Seu impacto foi, então, de 4,16% no reajuste.
Assim também os componentes financeiros, que somando-os, contribuíram para aumentar a tarifa em 6,74%.
A tarifa social é um benefício do Governo Federal que permite a pessoas em situação vulnerável desconto na conta de luz. Portanto, para ter acesso a este benefício é necessário cumprir alguns requisitos como comprovar baixa renda. É importante destacar também que este benefício na conta de luz aplica-se em até 220 kWh do consumo mensal.
Pessoas em situação de vulnerabilidade, com renda por pessoa de até meio salário mínimo ou que possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), são alguns dos exemplos que podem ter acesso a este benefício.
Agora que você já sabe sobre o reajuste na conta de luz, fique de olho e economize para evitar sustos!
Leia ainda: Ministro faz declaração bombástica sobre o INSS
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…