Recentemente, o Governo Federal determinou mudanças relacionadas às alterações na carteira de identidade. Dessa forma, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser utilizado como único documento de identificação pessoal dos cidadãos a partir deste ano de 2023. É importante deixar claro que a mudança se trata da substituição do número do RG. Com isso, a partir deste ano, o número do cadastro deve constar em todos documentos dos órgãos públicos.
Além disso, vale destacar que a Lei 14.534/23 foi aprovada recentemente. Assim, a lei estabelece que o CPF seja utilizado no Brasil como único número de identificação pessoal dos cidadãos brasileiros. Sendo assim, como já citado, o documento passará a conter todos os cadastros e documentos dos cidadãos.
Conforme informações oficiais, o CPF passará a ser utilizado em todos os documentos, como certidões, seja de casamento, de nascimento ou mesmo de óbito. Além disso, será a identificação frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na carteira de trabalho, entre outros.
Antes de mais nada, dentre tantas mudanças, confira as principais que serão feitas no novo RG:
Apesar da emissão do novo RG já estar sendo feita em alguns estados do país, os cidadãos não precisam se preocupar em trocar seu documento de imediato. Isso, pois, segundo o Governo Federal, a substituição do RG será feita de maneira gradativa pelos próximos dez anos, seguindo assim, a necessidade de cada cidadão.
A saber, o novo RG terá os seguintes prazos de validade:
Sobretudo, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos começou a oferecer ajuda aos estados para que o novo RG possa ser disponibilizado o mais breve possível. Do mesmo modo, é válido salientar que o prazo máximo para adaptação dos sistemas para emissão do documento é até 06 de novembro deste ano.
Conforme dados oficiais, atualmente são 11 estados do país que já emitem o RG em seu novo modelo, são eles:
Também é importante deixar claro que o agendamento online é excelente para otimizar o tempo dos cidadãos e assim, poder evitar filas e tempo de espera para emitir o documento.
Dessa forma, o primeiro passo para agendar a emissão do RG é identificar qual é o órgão responsável pelo processo em sua região. Um exemplo, é no Rio de Janeiro, onde o procedimento é de responsabilidade do Detran, enquanto em São Paulo, por exemplo, o RG é emitido pelo Poupatempo.
Nesse sentido, depois de identificar o órgão que deve realizar a emissão do RG, é necessário que o interessado acesse o site oficial e confira as informações principais, como por exemplo, os documentos necessários para o procedimento para realizar o agendamento da emissão. Com isso, é possível economizar tempo em filas de espera e também, para receber o documento.
Veja ainda: SAIU novo valor da CONTA DE LUZ de abril e brasileiros ficam assustados
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…