Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem comemorar o lançamento do novo calendário do 13º salário do INSS. Os segurados aguardam com ansiedade as novas transferências, mas é importante entender suas regras.
A Previdência Social iniciou o repasse da primeira parcela do pagamento no dia 25 de maio e estendeu até o dia 7 de junho. É importante ressaltar que os beneficiários são todos aqueles que recebem o sistema de aposentadoria ou pensão do INSS e outros benefícios previdenciários.
Já o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) são benefícios concedidos pelo INSS, mas não dão direito ao 13º salário.
Primeiramente, é importante deixar claro que todos os beneficiários que têm direito ao 13º salário do INSS já receberam o pagamento da primeira parcela. Já é possível consultar quando serão os repasses da segunda parcela.
Vale destacar que a Previdência Social organiza o calendário oficial de acordo com o último número de benefício do segurado. Além disso, também separa quem recebe o salário mínimo e quem recebe mais do que o salário mínimo nacional.
Assim, a cada dia um novo grupo tem acesso aos recursos, garantindo maior comodidade e segurança. Além disso, evita lotação nas agências ao definir um dia de pagamento para cada turma.
Por fim, ao organizar o calendário, o sistema previdenciário consegue garantir que todos os beneficiários recebam seus salários em dia e sem dores de cabeça.
Antes de mais nada, existem dois calendários para o pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS. Assim, a primeira parcela é para quem ganha o salário mínimo mensal e a segunda para quem ganha mais do que o salário mínimo nacional.
Veja a tabela abaixo para quem recebe o salário mínimo por mês:
Neste momento, veja quando os beneficiários que recebem acima de um salário salário mínimo vão receber a segunda parcela do 13º salário do INSS:
Acima de tudo, os segurados do INSS podem consultar seu benefício de três formas diferentes. A primeira é pelo telefone 135. Durante a ligação, o destinatário deve informar seu CPF e confirmar algumas informações para evitar fraudes.
Depois é só informar o benefício sobre quais informações deseja. O suporte telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário do Brasil).
A segunda forma de consulta é pelo site Meu INSS. Após entrar no portal oficial, basta fazer o login. Então, procure a opção “Extrato de Pagamento” e clique nela. Dessa forma, será possível acessar os detalhes do pagamento do 13º salário do INSS e outras informações sobre benefícios.
Caso contrário, o beneficiário também tem acesso ao aplicativo Meu INSS, disponível para celulares Android e IOS. Então é só baixar o app, fazer o login e ter acesso a todas as informações do seu benefício previdenciário.
Veja ainda: CONFIRMADO! Beneficiários têm direito ao Bolsa Família UNIFICADO; entenda o que significa
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…