A sinusite caracteriza-se por uma inflamação das cavidades nasais. É muito comum as pessoas dizerem que estão com sinusite, contudo, nem sempre o que elas sentem sintoma dessa inflamação. Muitas vezes, é uma alergia respiratória, como a rinite.
Para não confundir mais a sinusite com outras doenças respiratórias, continue lendo este artigo sobre a sinusite! Saiba, abaixo, quais são os seus sintomas e as suas causas, bem como os tratamentos mais comuns.
Como queimar gordura sem sair de casa
A sinusite provoca muitos sintomas desconfortáveis, assim como a secreção nasal, tosse e a dor intensa no rosto. A dor acontece, especialmente, ao redor do nariz (seios nasais). Dor de cabeça, no meio da testa, também pode indicar sinusite.
A sensação de que a cabeça está pesada é outro dos sintomas da doença. Além disso, é comum pessoas que sofrem com ela sentirem a cabeça pesada e também dor nos olhos. Muitas vezes, ela provoca dor nos ouvidos, uma vez que essas partes estão todas interligadas.
A sinusite viral é caracterizada pela presença de secreção nasal e congestionamento nasal, com tosse. Contudo, não há febre alta. Sua duração é de, no máximo, 10 dias. Depois disso os sintomas começam a desaparecer até sumirem por completo.
Já a bacteriana é mais forte. A pessoa que sofre com ela apresenta febre alta e ela não vai embora, sendo persistente em seus sintomas. Neste caso, é necessário o uso do antibiótico para curar a doença.
A sinusite pode deixar as pessoas muito abatidas. E são várias as suas causas. Algumas delas são: E os vírus, as bactérias ou fungos. Contudo, ela também advém de reações alérgicas, e podem acompanhar resfriados ou gripes.
Veja esses hábitos que podem mudar sua vida
O médico deverá fazer a avaliação de cada caso para saber quais foram as causas da sinusite. Isso porque, se as causas foram virais, ele prescreverá medicações e tratamentos para ajudar com os sintomas. Contudo, caso a sinusite advenha de bactérias, será necessária a prescrição de antibiótico, remédio que é vendido apenas com recomendação médica.
Apesar do remédio ser obrigatório em muitos casos dessa doença, é possível realizar alguns cuidados em casa. Eles são um ótimo complemento para o tratamento médico, o qual o paciente deve seguir à risca. Alguns deles são:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…