Os saques do PIS/PASEP acontecem todos os anos, mas muitas pessoas ainda se esquecem. Por conta disso, o Governo Federal liberou o saque triplo do abono salarial e, com isso, algumas pessoas podem ter um bom dinheiro esperando por elas na conta bancária. Apesar disso, é preciso entender as regras e como ter acesso a esse valor.
Por isso, hoje vamos entender o que é o saque triplo do PIS/PASEP e o passo a passo completo para pegar esse dinheiro ainda hoje. Vale lembrar que quem já fez todos os resgates, da forma correta, pode não ter acesso aos valores.
O que é o saque triplo do PIS/PASEP?
A Caixa liberou o pagamento do saque triplo do PIS/PASEP. Os valores se referem ao abono salarial de 2019 e 2020, além de um pagamento das cotas do fundo referentes aos anos entre 1970 e 1988. No total, cerca de 10 milhões de brasileiros têm direito a esse último pagamento, enquanto que, para o valor do ano base de 2020, cerca de R$523 milhões ainda aguardam a retirada.
Vale lembrar que os pagamentos desses benefícios já aconteceram e, por isso, essa é uma segunda oportunidade para retirar o valor do PIS/PASEP. Para isso, é preciso que o trabalhador siga algumas regras para ter direito ao dinheiro.
No caso dos pagamentos do PIS/PASEP de 2019 e 2020, é preciso ter uma carteira de trabalho assinada há pelo menos cinco anos, consecutivos ou não. Além disso, é obrigatório o trabalhador ter exercido atividade de trabalho formal, ou seja, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias em 2021 e ter recebido salário mensal de dois salários mínimos ou menos nesse mesmo ano. Por último, o trabalhador deve ter os seus dados enviados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pela empresa onde exerce a atividade remunerada.
Como ter acesso ao dinheiro?
Para ter acesso ao pagamento triplo do PIS/PASEP, há diferentes formas de entrar em contato com o governo para requerer os valores. Além disso, cada pagamento tem uma forma diferente de ser vista e, por isso, é preciso ficar atento aos detalhes.
Dessa forma, se você quer receber o pagamento do PIS/PASEP de 2019, basta entrar em contato com uma agência do Ministério do Trabalho e Previdência. Além dessa forma, você também pode acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, a central Alô Trabalhador (telefone 158), o portal do Governo Federal. Por último, acesse pelo email uf@economia.gov.br, trocando o “uf” pela abreviação do seu estado.
Por outro lado, quem quer pegar o valor do PIS/PASEP de 2020, basta acessar o app do Caixa Trabalhador ou o Caixa Tem. Para os funcionários públicos, basta entrar em contato com o Banco do Brasil. Além disso, por último, para ter acesso às cotas do fundo dos anos de 1970 a 1988, o resgate acontece somente em uma agência da Caixa. No caso de saque feito por herdeiros, o banco obriga a apresentação de documentos que comprovam o vínculo e o óbito do titular.