Saque do FGTS é autorizado e trabalhadores poderão ter acesso a até R$ 1 mil reais. Assim, o saque emergencial de 2022 será pago a todos os trabalhadores por meio de conta-poupança digital, que será aberta pela própria Caixa Econômica.
Aliás, pode-se acessar essa conta virtualmente:
Até o dia 7 de cada mês, os empregadores depositam em contas da Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, 8% do salário de cada funcionário. Dessa forma, caso o empregador deposite o valor após o vencimento, terá juros e correção monetária.
Para contratos de trabalho de aprendizagem, o percentual é de 2%. Então, quanto aos trabalhadores domésticos, o percentual corresponde a 11,2%, sendo 8% a título de depósito mensal e 3,2% a título de antecipação do recolhimento rescisório.
O FGTS é pago sobre salários, abonos, adicionais, gorjetas, aviso prévio, comissões e 13º salário. Assim, esses depósitos mensais pertencem aos funcionários que, em situações específicas, podem sacar o total.
Confira abaixo as situações nas quais o FGTS pode ser sacado:
Há ainda mais casos, por exemplo:
É importante que os trabalhadores verifiquem o saldo da sua conta do FGTS frequentemente para garantir que os depósitos feitos pelos empregadores estão sendo efetuados.
Existem várias formas de acompanhar os depósitos e receber o extrato do FGTS, uma delas é receber as informações em sua residência, a cada 2 meses. O trabalhador deve informar seu endereço completo neste link, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
A consulta ao saldo também pode ser feita pessoalmente, nas agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…