Os brasileiros tentam driblar os desafios e fechar o mês com as contas no azul. No entanto, essa missão tem sido bem difícil no país, principalmente para aqueles que recebem apenas um salário mínimo. Isso porque a inflação e os juros altos estão corroendo significativamente a renda da população nos últimos tempos.
A saber, o governo federal enviou neste mês para o Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que prevê os gastos para o ano que vem. Entre as estimativas, está a do salário mínimo, que figura como única renda de milhões de brasileiros.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o piso nacional é reajustado pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Aliás, o indicador fechou abril com uma taxa anual acumulada de 12,47%. Contudo, a expectativa é que a inflação recue no decorrer do ano e fique em torno de 8%.
Seja como for, a proposta do governo federal para o valor do salário mínimo em 2023 representa uma variação menor que estes números.
Vale destacar que todas essas projeções são passíveis de alteração. No entanto, dão um sinal sobre o que a população poderá esperar para os próximos anos. Vale torcer para que a inflação e os juros parem de subir e o real volte a ter um poder de compra mais forte.
Leia Também: CadÚnico: veja como se cadastrar para ter acesso a benefícios
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…