Atualmente, o PIS/PASEP ano-base 2022 é alvo de diversas dúvidas e especulações pelos trabalhadores brasileiros. Afinal de contas, desde a pandemia, o calendário de pagamentos se atrasou e gerou grandes confusões na hora de saber quem tem direito de receber determinada parcela do repasse.
Por esse motivo, esta matéria é, na verdade, um guia para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Continue acompanhando e saiba mais!
Antes de tudo, os critérios para obtenção do PIS/PASEP ano base 2022 são basicamente os mesmos que sempre foram utilizados nos demais anos. Nesse sentido, não houve mudanças recentes nas regras a esse respeito, apesar do que algumas pessoas possam acreditar.
A saber, este equívoco de que pode ter havido alterações nas regras é que em 2023 o pagamento não era para 2022 mas sim para 2021, o que fez com que as pessoas que trabalharam no ano passado mas não em 2021 não recebessem o subsídio e ficassem confusas com a situação.
Porém, é sempre válido avaliar qual é o atual ano base dos pagamentos, pois assim poderemos saber com mais assertividade se receberemos ou não.
No que tange as regras clássicas do PIS/PASEP, listamos abaixo para que você tire suas dúvidas, dê uma olhada:
Sobretudo, se você atender a esses requisitos, isso significa que será pago o PIS/PASEP do ano base.
Assim como foi visto anteriormente, os pagamentos do PIS/PASEP sofreram alterações no calendário devido à pandemia que assolou a todos no mundo. Isto criou uma série de profundos problemas econômicos, sociais e de saúde.
Dessa forma, como resultado, houve um “atraso” de um ano no calendário, fazendo com que o ano base não fosse mais o ano imediatamente anterior ao ano de pagamento.
Portanto, espera-se que os pagamentos do PIS/PASEP do ano-base 2022 sejam pagos no início do próximo ano. No entanto, ainda não existe um calendário claro sobre a forma como estes pagamentos ocorrerão.
Acima de tudo, o valor que será pago do PIS/PASEP ano-base 2022 é referente ao salário mínimo atual para quem trabalhou 12 meses naquele ano.
Cidadão que trabalhou menos tempo, deve calcular da seguinte forma:
Cabe observar que esses valores mensais não precisam ser consecutivos. Em suma, o que importa é o tempo total de trabalho remunerado pela CLT.
Dessa forma, você terá acesso às informações sobre o valor que poderá receber no próximo pagamento do PIS/PASEP.
Além disso, assim que houverem novas movimentações sobre os pagamentos referente ao abono salarial ano-base 2022, traremos as informações atualizadas.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…