Saber quais são os direitos previdenciários do trabalhador que recebe diagnóstico de câncer é fundamental para garantir o seu devido cumprimento.
Isso porque, nessas situações delicadas da vida do trabalhador, o INSS oferece algumas modalidades de apoio financeiro para que esse paciente possa realizar seu tratamento de maneira tranquila e sem preocupações.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema, para que você possa compreendê-lo em sua totalidade. E, caso venha a necessitar, saiba como buscar o que lhe é devido por lei.
Acompanhe a leitura até o final e confira.
Conforme mencionado acima, saber quais são os direitos do trabalhador que recebe diagnóstico de câncer é de suma importância para garantir um tratamento tranquilo. Visto que trata-se de uma doença gravíssima e que gera muitas complicações para o trabalhador.
Sendo assim, confira abaixo quais são os principais direitos previdenciários do trabalhador que se encontra nessa situação delicada.
Primeiramente, o trabalhador que recebe diagnóstico de câncer tem direito ao auxílio-doença, que é um dos direitos previdenciários mais comuns para trabalhadores enfermos.
Assim, para ter acesso a esse benefício, o trabalhador deve estar segurado pelo INSS e contribuir por um período mínimo de 12 meses.
Além disso, o INSS concede o auxílio-doença quando o médico atesta que o paciente está temporariamente incapaz de exercer suas atividades laborais devido ao tratamento ou sequelas do câncer.
Ademais, em casos mais severos, em que o câncer causa uma incapacidade permanente para o trabalho, o trabalhador pode ter direito à aposentadoria por invalidez.
Assim como no auxílio-doença, o INSS concede esse benefício quando o profissional de saúde afirma que o paciente não tem condições de exercer atividade laboral em qualquer área.
Dessa forma, é necessário passar pela perícia médica que o próprio instituto realiza, para obter a aprovação para essa aposentadoria.
Além disso, para trabalhadores de baixa renda diagnosticados com câncer, existe a possibilidade de solicitar o amparo assistencial ao deficiente. Esse benefício consiste no pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência que não possuam condições de sustento próprio ou de serem sustentadas por sua família.
Para isso também é necessário passar por perícia médica e comprovar a condição de deficiência e a carência financeira para se qualificar para esse amparo.
Por fim, pacientes com câncer também têm o direito de sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Desse modo, é necessário apresentar os documentos médicos que comprovem o diagnóstico, como laudos e relatórios.
Assim, com a documentação comprobatória em mãos, o trabalhador pode solicitar o saque direto junto à Caixa Econômica Federal, facilitando o acesso aos recursos durante o tratamento.
Agora que você já sabe quais são os direitos previdenciários do trabalhador que recebe diagnóstico de câncer, caso precise, fique atento e exija que eles sejam respeitados!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…