E-Sports são o assunto da vez e abrem discussão entre deputados, que querem a regularização dos esportes eletrônicos.
Com a realização de audiência pública nessa quarta-feira, dia 24, serão apresentadas propostas de leis que regulamentem o setor. Além disso, eles pretendem reunir diversos convidados para debater essas propostas.
Segundo o deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), que convocou a audiência, esse é um segmento que vem ganhando muitos adeptos, assim como as gerações anteriores eram fãs de futebol e outros esportes. Porém, ainda segundo Marinho, o foco agora são os chamados E-Sports.
Então, se você é praticante de esportes eletrônicos para fins profissionais ou entretenimento, leia até o final para se inteirar das propostas que visam regulamentar o setor.
Segundo o deputado Márcio Marinho, o objetivo da lei não é encaixar ou não os E-Sports ou esportes eletrônicos na categoria dos esportes tradicionais. Assim, o texto ressalta que mantiveram essas denominações pois já são utilizadas há algum tempo.
De acordo com Marinho, apesar de já existirem algumas medidas que facilitem e incentivem a prática dessas modalidades como os Jogos Escolares Eletrônicos do Distrito Federal, a irregularidade ainda dificulta muito o investimento. Os atletas não podem, por exemplo, receber auxílio de recursos do Governo Federal como a bolsa atleta.
“Com um público crescente, de pessoas que conseguem acessar os jogos com facilidade, não é difícil entender porque está cada vez mais popular acompanhar e participar de jogos de E-Sports. A definição de esporte eletrônico como esporte ou não é importante para definir o investimento de recursos públicos e também para trazer mais segurança jurídica”, diz o deputado.
O projeto de lei busca regularizar os esportes eletrônicos e possui algumas determinações. Entre elas estão:
De acordo com o que a Câmara divulgou, devem estar presentes no debate sobre a regularização dos jogos eletrônicos:
A saber, esses são os convidados que já confirmaram presença. No entanto, ainda aguardam a confirmação da Ministra do Esporte, senhora Ana Moser, Representante da equipe Pain Gaming, e o Secretário de Esporte do Distrito Federal.
Assim, essas e outras autoridades devem discutir junto à Câmara dos Deputados sobre a regularização dos esportes eletrônicos. O debate acontece nesta quarta-feira (24) às 15 horas no plenário 4.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…