O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (13) que “gostaria de ter um lançamento” do real digital em 2024. No entanto, ele afirmou que há muitos desafios a serem enfrentados para atingir esse objetivo.
De acordo com ele, o BC possui um cronograma para o lançamento da moeda digital brasileira. Em síntese, todos os envolvidos no projeto estão trabalhando para lançá-lo em 2024, mas a certeza de que isso acontecerá ainda não existe.
“Em termos de moeda digital, a gente quer um piloto em 2023 e em 2024 eu gostaria de ter um lançamento. Tem muitos desafios para atingir esse cronograma, mas essa é a nossa visão e o nosso objetivo”, disse Campos Neto.
Ele destacou que a troca do governo federal não afetará o projeto do real digital. Isso porque o BC possui autonomia formal. Contudo, Campos Neto alertou que, após a transição de governo, “a outra parte” deverá demandar “mais adaptações”.
“O Banco Central tem autonomia, eu fico no cargo por mais dois anos. Grande parte desses projetos não é de um presidente ou de uma equipe, é da instituição. (…). Essa foi uma visão adotada pelos quadros do BC e vai continuar, independentemente do governo, de quem seja o presidente e do mandato”, disse Campos Neto.
As declarações do presidente do BC ocorreram durante uma palestra no evento “Segurança e proteção de dados no mundo digital”, promovido pelo Poder 360, em Brasília.
KIT ANTENA GRATUITO: mais de 40 mil famílias podem solicitá-lo
Saiba mais sobre o real digital
Uma das principais vantagens do real digital será a redução de custos nas operações bancárias. A expectativa é que isso ajude a popularizar produtos bancários através das fintechs, que são pequenas empresas de tecnologia ou startups cuja atuação ocorre no setor financeiro.
Além disso, vale destacar que há diferenças entre o real digital e as criptomoedas. A mais importante delas se refere ao controle das moedas, visto que as criptomoedas surgiram com o objetivo de serem moedas descentralizadas, ou seja, governos ou bancos não podem controlá-las. Por outro lado, o real digital fica sob controle do BC.
Outra diferença se refere à escassez das moedas digitais, que são consideradas ativos e passam a ter muito valor atribuído, em especial o bitcoin. Como o Real Digital é apenas uma extensão do papel moeda, seu valor continua o mesmo do dinheiro físico.
Leia também: Brasileiros devem usar 13º salário para pagar dívidas