O reajuste salarial para os aposentados do INSS é proposto pela Revisão da Vida Toda. A medida que tramita no STF prevê a contabilização das contribuições previdenciárias realizadas pelos segurados antes de julho de 1994.
Podem se beneficiar da decisão aqueles que:
Atualmente, os cálculos da aposentadoria consideram somente os salários de contribuição que foram realizados após julho de 1994. A regra foi estabelecida pela Reforma da Previdência aprovada em novembro de 2019.
O julgamento do reajuste salarial aconteceu no plenário virtual em 2021. Na ocasião, o ex-ministro e relator Marco Aurélio votou a favor dos aposentados do INSS.
Ao fim do julgamento o placar era de 6 a 5 a favor dos segurados do INSS. Entretanto, o ministro Kássio Nunes Marques, que foi contra a decisão, solicitou pedido de destaque. Entenda:
O objetivo do ministro Nunes Marques era descartar o voto do ex-ministro Marco Aurélio e contabilizar dessa vez o voto do novato André Mendonça, que assumiu o cargo de Aurélio. Assim como Marques, Mendonça foi indicado por Bolsonaro.
No entanto, a decisão do Supremo Tribunal foi de manter o voto do antigo relator. André Mendonça, por sua vez, fica impedido de votar.
Votaram a favor dos aposentados: o ex-ministro Marco Aurélio Mello e os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.
Votaram contra: os ministros Nunes Marques, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Gilmar Mendes.
Para solicitar a revisão, o segurado deve ter tido benefícios concedidos após 1999 e antes de 13 de novembro de 2019. Podendo ser eles:
A solicitação da Revisão da Vida Toda do INSS só deve ser feita quando o segurado tiver certeza de que o procedimento de fato poderá resultar em um reajuste. Deve se considerado pelo aposentado:
Para realizar a verificação é indicado que o segurado consulte um especialista previdenciário para realizar os cálculos ou um advogado de confiança.
O processo ainda está em trâmite no STF. Em resumo, a decisão do que fazer com os julgamentos destacados depois de todos os votos proferidos no plenário virtual ainda precisa ser discutida pelos ministros em sessão administrativa.
Ou o julgamento será encerrado ou reiniciado, mas o voto do do ministro Marco Aurélio ainda será computado. Assim, o placar de 6 a favor e 5 contra seguirá para a próxima etapa.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…