O Exame Nacional do Ensino Médio ocorreu nos dois últimos domingos de novembro, mas a ansiedade em torno da prova acompanha muitos estudantes até a divulgação do resultado. No entanto, se você acha que não teve um bom desempenho, não se preocupe. A verdade é que a forma como a nota é calculada leva em consideração a dificuldade dos exercícios. Por isso, veja quais foram as 10 questões mais difíceis do ENEM e entenda como elas podem afetar sua pontuação final.
Caso você não saiba, o primeiro dia de prova abrange disciplinas de Humanas e Linguagens. Dessa forma, os professores do Curso Anglo elegeram algumas questões do primeiro dia que tiveram maior nível de dificuldade. Veja quais são elas:
Já em relação ao segundo dia, com os cadernos de Exatas e Ciências da Natureza, os professores Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante, que fica em Campinas, selecionaram as questões que certamente deram mais trabalho aos estudantes. Confira 5 delas!
Embora seja interessante conhecer as questões mais difíceis do ENEM 2021, saiba que elas, isoladamente, não permitem prever sua nota. Portanto, se você as errou, não é motivo para grandes preocupações. Na verdade, a nota do exame leva em conta a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Através desse método, o INEP calcula a nota por meio de uma escala que considera o desempenho médio dos candidatos. Sendo assim, uma pergunta com alto nível de dificuldade, quando é acertada por alguém que errou as mais simples, é vista como um “chute”. Por isso, a nota é menor.
Por outro lado, uma pessoa que errou as muito complexas, mas acertou as questões mais fáceis, teve um desempenho mais coerente. Com isso, a nota tende a ser mais alta. Ou seja, duas pessoas que tenham acertado o mesmo número de perguntas, sendo elas diferentes, terão notas diferentes também.
Como é possível perceber, errar as questões mais difíceis do ENEM não prejudica muito o seu resultado, afinal, tudo depende do seu desempenho geral da prova. Dessa maneira, ao conferir o gabarito, não se assuste com a sua pontuação final. Independentemente do seu número de acertos, a nota pode te surpreender.
Além disso, lembre-se que o seu resultado pode ser utilizado de forma diferente para cada tipo de seleção. Por isso, entenda melhor como instituições públicas e privadas podem usar sua nota do ENEM para estar preparado quando o período de seleções começar.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…