Evitar uma gravidez indesejada é fundamental quando se tem uma vida sexual ativa. Para isso, hoje, existem diversos métodos contraceptivos. Assim, é possível escolher o método que melhor se adequa à sua realidade. Qual melhor método anticoncepcional? Veja aqui no Brasil 123, opções e vantagens.
Em primeiro lugar, para escolher o melhor método anticoncepcional que atenda à sua realidade o ideal é realizar uma consulta com um ginecologista. Assim, ele poderá indicar o método que melhor atinge as suas expectativas.
Cada método anticoncepcional age de uma forma, ou seja, possui um mecanismo de ação. Alguns interferem na regulação hormonal, outros atuam apenas como barreira, impedindo a passagem dos espermatozoides, conheça quais são eles e escolha a melhor opção.
A pílula é um método anticoncepcional muito utilizado. Mas quando se opta por este contraceptivo é preciso ficar atento aos detalhes: ela deve ser tomada diariamente e de preferência no mesmo horário. Então, se você se esquecer de tomar, pode engravidar.
Existem ainda outros métodos hormonais, como os adesivos, anéis, implantes e injeções. Deve-se ingerir os comprimidos da pílula anticoncepcional a partir do dia 1 do ciclo menstrual, mas, como dito anteriormente, é preferível que seja sempre no mesmo horário.
As vantagens desse método é que sua eficácia se prova alta quando ele é ingerido da forma correta, além disso, pode contribuir para a regulação do ciclo menstrual, atenuação das cólicas e regulação do fluxo menstrual.
Contudo, pode provocar enjoos e dores de cabeça, além de aumentar a celulite, diminuir a libido e deixar a mulher com maior predisposição a doenças do fígado e tromboembólicas.
Um dos métodos mais eficazes é a camisinha. Utilizá-la durante as relações sexuais evita a ocorrência de uma gravidez indesejada e realiza a prevenção de ISTs.
Esse preservativo existe tanto na versão masculina quanto feminina, contudo, o masculino é mais popular. Os dois podem ser utilizados em conjunto, mas é necessário ter muita cautela na hora de manuseá-los, pois precisam ser colocados da forma certa para garantir a eficácia.
A vantagem desse método é que além de evitar uma gravidez indesejada também previne contra infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, se a mulher estiver menstruada também pode utilizar.
A pílula é um método anticoncepcional muito utilizado – Reprodução AdobeStockOs Dispositivos Intrauterinos são métodos contraceptivos que possuem uma duração longa. Há o DIU hormonal e o DIU de cobre. Na primeira opção, se insere no útero da mulher uma pequena estrutura de material plástico em forma de T, que libera hormônios que impedem a gravidez.
Já o DIU de cobre é também de material plástico, em formato de T, mas possui um fio de cobre. O ginecologista insere esse dispositivo no útero da mulher e ele pode durar até 10 anos. Além disso, pode-se inserir até 5 dias após uma relação como forma de contracepção de emergência.
Essa opção não utiliza hormônios. Porém, o fluxo menstrual pode ser maior e as cólicas também podem se intensificar. Além disso, o corpo pode rejeitar o dispositivo e ele não protege contra infecções sexualmente transmissíveis.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…