Quais os sintomas da pré-menopausa?

Entenda o período da menopausa e o que o antecede

0

Também denominado climatério, o período da pré-menopausa nada mais é que a transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo da mulher. Nesse momento, a produção de hormônios é diminuída, gerando vários sintomas. Mas, quais os sintomas da pré-menopausa?

Cada organismo é único e possui suas particularidades, sendo assim, em cada mulher a pré-menopausa se apresentará de uma maneira. Contudo, existem sintomas que são comuns a praticamente todas elas. Entenda mais aqui no Brasil 123.

Quais os sintomas da pré-menopausa?

A pré-menopausa costuma iniciar cerca de 10 anos antes da menopausa. Sendo assim, ela inicia por volta dos 45 anos de idade, apesar de algumas pessoas entrarem nessa fase por volta dos 42 anos.

Essa fase ocorre por causa da redução na produção dos hormônios sexuais da mulher, que faz com que o corpo sofra algumas mudanças e manifeste sintomas parecidos com os sintomas da menopausa.

Os principais sintomas da pré-menopausa são: ciclo menstrual mais curto, passando de 28 para 26 dias; aumento do intervalo entre uma menstruação e outra; menstruações abundantes de forma eventual; estresse; falta de sono; diminuição da libido; menor lubrificação vaginal.

Irregularidade na menstruação

o que a mulher sente na pré-menopausa - reprodução unsplash
o que a mulher sente na pré-menopausa – reprodução unsplash

A menstruação irregular é o principal sintoma que deve ser observado quando se suspeita estar na fase de pré-menopausa. Nesse período a menstruação pode não descer por alguns meses ou descer mais de uma vez no mesmo mês.

Isso ocorre devido à diminuição da produção de hormônios, que faz com que o útero não consiga se preparar de forma ideal para uma possível gravidez. Porém, algumas mulheres mantêm o ciclo menstrual regular até chegarem à menopausa.

Calor

Ademais, esse é um sintoma bastante característico desse período. Inesperadamente surgem ondas de calor que atingem a área mais superior do tronco, bem como o pescoço e rosto da mulher.

Aliás, pode ocorrer de o calor ser tão intenso que a pele da mulher fica mais vermelha e ela entra em um processo de sudorese intensa. A sensação de calor pode durar por 30 segundos a 5 minutos, ocorrendo com frequência por um período de 1 a 5 anos.

Variações no humor

Devido às variações hormonais que ocorrem nesse período, é possível notar também variações no humor. Isso ocorre porque o estrógeno e a progesterona, que agem no sistema nervoso central, estão em menores concentrações. Por isso, é comum que a mulher fique mais irritada, sensível e ansiosa.

Sono desregulado

O hormônio estrogênio possui relação com a regulação do sono da mulher. Então, como as taxas desse hormônio estão menores, é comum que ela encontre dificuldade para dormir. Além disso, as ondas de calor podem ocorrer durante o período noturno, atrapalhando o sono.

Além disso, só o problema com o sono persista, é necessário procurar uma solução. Pois a insônia de forma recorrente pode se tornar crônica.

Outros problemas que podem acometer as mulheres na fase de pré-menopausa são: dificuldade de urinar, infecção na bexiga e uretra. Ainda, a mulher pode ter baixo desejo sexual, menor lubrificação vaginal e dor durante a relação sexual.

Sendo assim, se você apresenta alguns desses sintomas, você pode estar na fase de pré-menopausa.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.