Os investimentos a longo prazo são aqueles que podem ser feitos num período de 5 a 20 anos. Assim, é preciso que seja feito com bastante cautela, uma vez que o tempo de aplicação é longo. Por isso, que hoje nós, do Brasil 123, vamos indicar os melhores investimentos a longo prazo existentes no mercado.
Se formos considerar a experiência no decorrer do tempo, os investimentos de renda fixa são os melhores a se fazer a longo prazo, considerando que desde a implantação do Plano Real, o CDI rendeu o dobro da Bolsa de Valores.
Quais os melhores investimentos a longo prazo?
Como a recomendação dos especialistas é sempre diversificar a carteira de ativos, vamos indicar ativos de renda fixa e de renda variável bons para investimentos a longo prazo.
LCI e LCA
As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e as LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), são investimentos de renda fixa que estão se comportando em termos de rentabilidade muito bons a longo prazo (até 5 anos).
São letras emitidas por bancos para financiar empréstimos imobiliários e de agronegócio. Senso assim, sua rentabilidade está condicionada a uma porcentagem do CDI ou do IPCA.
Além de uma boa rentabilidade, elas são isentas de Imposto de Renda, o que aumenta ainda mais os dividendos.
Fundos DI
É uma forma de investimento para reserva de emergência, sendo fundos de renda fixa e assim, com alta taxa de liquidez. Os investidores tendem a investir nos Fundos DI, e deixar o dinheiro rendendo sempre, por tempo indeterminado.
Mas, quando necessitar fazer o resgate, é rápido e seguro.
A rentabilidade dos Fundos DI, costuma seguir ou extrapolar a taxa CDI.
Fundos de Ações
São investimentos em Renda Variável, utilizados por investidores com perfil moderado ou agressivo, com a intenção de superar o índice Ibovespa, por exemplo.
Normalmente os investidores, para investir em fundos de ações contratam empresas gestoras de ativos, o que apresenta a tendência de diminuir os riscos e acompanhamento constante sobre os investimentos.
Pois se o ganho é bem maior, o risco também é maior.
CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário), são ativos de Renda Fixa, emitidos pelos bancos para captar dinheiro. Dessa forma, normalmente a rentabilidade do CDB está vinculada ao CDI ou ao IPCA.
Mesmo que os CDB não fazem parte dos melhores investimentos a longo prazo, eles estão presentes em 90% das carteiras dos investidores, por serem confiáveis e apresentar boa lucratividade.
Tesouro Direto
Outro ativo de Renda Fixa, que é o mais popular investimento a longo prazo do Brasil. E o tesouro nacional é o melhor pagador do mercado, o que torna os títulos do Tesouro Direto, o mais confiável do mercado.
A longo prazo tem-se especificamente dois títulos interessantes. Dessa forma são eles:
- Tesouro IPCA+: sua rentabilidade está vinculada à inflação e ao longo prazo. O que garante rendimentos acima do IPCA;
- Pré-fixado: sua rentabilidade está vinculada à Taxa SELIC, e tende a ter dividendos maiores, podendo ser mantidos mesmo que a SELIC caia.
Por fim, agora que você já sabe quais os melhores investimentos a longo prazo, diversifique a sua carteira de investimentos e faça render o seu dinheiro.