Oficialmente, o recurso Reels do Instagram foi lançado no dia 5 de agosto de 2020, em mais de 50 países. Porém, aqui no Brasil, ele já estava disponível alguns meses antes, pois o país, juntamente com a França e a Alemanha, foram o território onde se realizaram os testes de implementação.
Reels é uma palavra em inglês que significa “carretel” ou “bobina”, e desse modo está associado a explosão.
Inicialmente, a duração dos vídeos eram de apenas 15 segundos, porém, apenas 3 meses após sua criação, seu tempo limite foi duplicado, passando a ser 30 segundos.
A função de remix foi lançada em março de 2021, e é portanto bastante recente, assim como o próprio Reels.
Leia mais: Ações da Vale surpreendem e fecham em queda nesta segunda-feira
Vantagens do Reels
Existem muitas vantagens de utilizar o Instagram Reels: devidos as ferramentas que possui, permite que se criem vídeos divertidos e de extrema qualidade para publicar. O estilo é bastante semelhante ao TikTok e permite:
Layout do vídeo – permite a divisão da tela, isto é, a gravação de um vídeo em dois momentos e cenários diferentes.
Diferentemente da função anterior, onde são realizadas pausas e a gravação retorna do mesmo lugar, com esta funcionalidade a tela de reprodução fica dividida, e desse modo, são gravados vídeos diferentes, mostrados na mesma tela.
Com isso, o usuário pode gravar um vídeo cantando e outro tocando violão, por exemplo.
Remixar com vídeo – o Reels permite realizar a remixagem com um outro vídeo da plataforma.
Dessa forma, o usuário, ao navegar pela ferramenta e encontrar um vídeo interessante, pode criar um dueto com este vídeo.
Com isso, é possível gravar um vídeo com a mesma coreografia ou fazendo um react, por exemplo.
Efeitos – assim como nos stories em si, o reels também possui diversos especiais de edição, que dão mais possibilidades de criação aos usuários.
Leia mais: Clubhouse lança versão para Android para aumentar downloads