População da Coreia do Sul cai pela primeira vez na história

De acordo com as informações oficiais, a população da Coreia do Sul sofreu uma queda em 2020. É a primeira vez que isso acontece

1

A população da Coreia do Sul está caindo. Pelo menos é isso o que revelam os dados demográficos do país. Esses dados passaram por uma divulgação neste último final de semana. Eles mostram que 2020 terminou com 20.838 pessoas a menos.

De acordo com os dados oficiais a Coreia do Sul registrou uma população de 51.829.023 pessoas. Em 2019, o país registrou pouco mais de 51.849.00. É portanto a primeira vez que essa queda na população do país acontece.

Mas os dados não chegam a ser exatamente uma surpresa. É que a taxa de crescimento vinha caindo ano após ano no país asiático. Para se ter uma ideia, essa taxa era de 1,49% em 2010 e caiu até chegar em 0,05% em 2019.

Dessa forma, dá para dizer que o governo do país já estava esperando por essa queda em 2020. De acordo com o Agência de Notícias Yonhap, 307.764 pessoas morreram em 2020 no país. Dessas, apenas 981 foram em decorrência do coronavírus.

Todas as outras mortes foram por outros motivos. Isso leva a acreditar que a pandemia não está necessariamente por trás dessa redução populacional. E esse fato leva a crer que esse é um movimento contínuo no país.

População da Coreia do Sul

Mas por que isso preocupa? É que a quantidade de pessoas em um país dialoga diretamente com a economia desse mesmo país. Hoje, a Coreia do Sul é a quarta maior economia da Ásia. Mas com o passar do tempo e a diminuição do tamanho da população, o país pode ver o seu poder econômico despencar.

Esse, no entanto, não é problema apenas da Coreia do Sul. Recentemente, o governo do Japão revelou uma preocupação forte com esse tema. A maior economia da Ásia está criando projetos para que os japoneses decidam ter filhos.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Leia também: População da Coreia do Sul cai pela primeira vez na história […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.