Pessoas difíceis: como lidar com elas?

Muitas vezes somos obrigados a conviver com pessoas geniosas. Veja como lidar com elas.

0

Ninguém gosta de estar perto de pessoas difíceis. Entretanto, muitas vezes elas são parentes próximos como pais, ou irmãos que moram com a gente. Ou até mesmo aquele colega de trabalho com quem você se encontra todo dia, ou tem que conversar sobre a rotina profissional. Portanto, é preciso saber lidar com elas, mesmo que não0 seja muito agradável. Veja como fazer isso, neste artigo.

Como aproveitar bem o seu precioso tempo

Avalie se vale a pena discutir pelo motivo em questão

As pessoas difíceis costumam provocar sentimento de irritabilidade que pode contaminar. E isso pode gerar vontade de discutir, brigar, ou querer provar que está certo. Entretanto, vale a pena avaliar, antes de tudo, se o desgaste compensa. Muitas vezes, nos desgastamos mais quando discutimos com alguém que não nos ouve, do que ficando calados. Se discutir com a pessoa não adianta, você apenas estará perdendo tempo. Por isso, busque sempre soluções alternativas, como recorrer a alguém que possa intermediar, ou mesmo deixar para lá. Dessa forma, cada um assume a responsabilidade pela sua própria opinião.

Saiba quando se impor é necessário

Ficar quieto é uma boa ideia em muitos casos, especialmente quando as pessoas são muito geniosas e não voltam atrás nas suas falas e atitudes. Entretanto, você não pode deixar de lado opiniões importantes suas, ou que te trarão consequências, apenas porque alguém quer. Por isso, saiba quando é realmente necessário se impor e bole uma estratégia para mostrar à pessoa os seus motivos. Tente sempre não deixar mágoas com ninguém.

Tenha empatia

Sim, pessoas difíceis são assim por algum motivo. Seja ele relacionado à história delas, ou a algum fato específico, alguma coisa faz com que a pessoa sinta que deve ser assim. Muitas vezes, por trás de uma pessoa geniosa há alguém incompreendido, solitário e com medo de deixar as pessoas se aproximarem. Portanto, tente entender a pessoa em questão, não para concordar com ela em tudo, mas para não se deixar magoar.

Insegurança: veja o que a caracteriza e como se livrar dela

Não guarde rancor

Por falar em não se deixar magoar, não guarde rancor de uma pessoa por causa da forma que ela te trata. Ela faz o que sabe. E você, o que sabe? Faça o que for bom e aquilo que te deixará com a consciência leve depois. E não carregue com você o que não vier da mesma forma de outras pessoas. Uma pessoa que externa rigidez e dificuldade também tem isso por dentro.

Aprenda a negociar

Por fim, para lidar com pessoas difíceis, é preciso aprender a negociar. E isso implica saber quando você deve ceder e quando deve insistir. E também é preciso saber ouvir e entender quais são as necessidades da outra pessoa. Afinal, não é porque uma pessoa é difícil que você está sempre certo! Seja, portanto, uma pessoa sensata e aprenda a enxergar por trás das imposições e separar quais situações são realmente ruins para ceder e quais podem de trazer benefícios.

Como ser uma pessoa mais comunicativa: 6 dicas para interagir mais

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.