O novo programa do Governo Federal, chamado “Desenrola Brasil”, será uma oportunidade para pessoas que estão com nome sujo renegociarem suas dívidas. O objetivo é que pessoas que estão negativadas possam se tornar novamente público consumidor.
O Desenrola Brasil tem como público alvo pessoas com renda de até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2,6 mil, e visa reduzir o número de famílias endividadas no Brasil. Segundo divulgado, cerca de 80 milhões de pessoas que estão com o nome sujo serão beneficiadas pelo programa.
O programa está sendo desenvolvido e resta ainda definir o valor de desconto ofertado aos beneficiários e a taxa de juros. Contudo, o Desenrola Brasil deve ser lançado após o retorno do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao Brasil. O chefe da pasta está cumprindo agenda no Fórum Econômico Mundial.
“Além dos aspectos conceituais relevantes que estamos discutindo há questões operacionais desafiadoras que precisam ser equacionadas e o que se pretende é ter um programa transparente, com as condições e regras de acesso claras e que melhor otimize o uso de recursos públicos e privados, alcançando o maior número possível de negativados”, disse o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney.
Entre as pessoas que poderão renegociar dívidas através do Desenrola Brasil estão os beneficiários do Auxílio Brasil que solicitaram empréstimo consignado e se endividaram. De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a estimativa é de que sejam 3,5 milhões de pessoas, que contrataram um total de R$ 9,5 bilhões.
“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, disse o ministro, que ainda destacou ser essencial trazer essas pessoas de volta para a economia.
Lançamento do programa de renegociação de dívidas é prioridade para o governo
De acordo com as informações divulgadas, o lançamento do “Desenrola Brasil” é uma das prioridades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente pediu para que a equipe apresse o lançamento do programa de renegociação de dívidas.
É previsto que a ação aumente a popularidade do presidente Lula, visto que cerca de 80 milhões de brasileiros negativados podem ser atendidos pelo programa. O Desenrola Brasil prevê o refinanciamento de dívidas e foi uma das bandeiras da campanha de Lula. O programa seria lançado ainda em janeiro, mas sofreu com atrasos.