Muitos segurados encontram-se com o pedido não analisado ainda. Para tentar obter informações e conseguir destravar o pedido algumas medidas podem ser tomadas.
Segundo a legislação, o INSS tem até 30 dias para responder a qualquer pedido proposto. Entretanto, o prazo pode ser prorrogado para mais 30 dias se, por exemplo, ocorrer alguma inconsistência na documentação do segurado.
Após a concessão do benefício, a legislação obriga o Instituto a começar a realizar o pagamento em até 45 dias. Porém, a baixa dos servidores e a Reforma da Previdência levou a aumento de serviço e, consequentemente, acúmulo de pedidos.
Por isso que muitos segurados ainda estão com o pedido não analisado. Porém, o Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia Geral da União (AGU) fizeram uma nova relação de prazos vigentes válida até junho de 2023, ou seja, por um ano.
Então, veja a nova relação para entender como ficaram os prazos:
O problema é que o INSS não está conseguindo atender nem a nova relação.
Existem algumas medidas que o segurado pode tomar para conseguir mover o processo de solicitação no INSS. Então, veja a seguir quais são essas medidas:
Cerca de 1,6 milhões de pessoas estão na fila de espera do INSS. O número rastreia apenas os pedidos iniciais para participar do benefício. Não estão no cálculo somas de recursos e pedidos de revisão.
É possível realizar o pedido de aposentadoria pelo aplicativo “Meu INSS”. O cidadão deve se cadastrar no sistema e verificar se o período de contribuição junto ao INSS está correto no Cnis.
Em seguida, os documentos solicitados pelo Instituto devem ser digitalizados e anexados para efetivar a solicitação. Siga o passo a passo para realizar o procedimento:
É importante que o solicitante faça o cálculo do benefício pretendido. Assim, ele terá uma noção da modalidade de aposentadoria que pode liberar mais vantagens de acordo com o seu valor.
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