O cigarro é uma ferramenta tão potente para acalmar, quanto faz mal à saúde. E, como existem alternativas mais saudáveis de controlar ansiedade, estresse, depressão, dentre outros transtornos, o cigarro está longe de ser a melhor opção! Então, pare de fumar e busque alternativas mais saudáveis! É um processo que não é fácil, mas vale muito a pena no final. Veja essas dicas de como começar!
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária
Defina, para você mesmo, o motivo que te faz querer parar de fumar. Pode ser um, ou vários, o importante é que fique clara a sua motivação para largar o cigarro e o vício. Se você quiser, anote-as. E sempre que pensar em desistir, lembre-se dos motivos que te levaram a começar. Uma pessoa motivada tende a se manter na decisão tomada, porque tem algo maior que a impulsiona e que faz bem a ela, mais do que o cigarro.
O vício causado pelo cigarro advém da substância que contém nele, a nicotina. Por isso, o seu corpo pode sentir falta ao não receber a substância através do fumo. Dessa forma, substitua a nicotina, utilizando chicletes, adesivos ou comprimidos que contém a substância. Isso pode não reduzir por completo a sua vontade de fumar, mas, com certeza, irá ajudar bastante.
Evite ficar perto das pessoas quando elas estão fumando, uma vez que isso, naturalmente, te fará querer fumar também. Se livre dos cigarros que tiver ainda disponíveis, porque alguma hora você vai querer apelar para eles. Tê-los do seu lado é muito mais fácil que sair para comprar e, nesse tempo, você pode se acalmar e desistir da recaída.
Insônia: quais são as suas causas e como você pode dormir melhor
Evite tudo que te leva a pensar no cigarro como opção. Se seus isqueiros são usados apenas para acender o cigarro, jogue-os fora. Se você tem cinzeiros perto da janela, ou outros lugares da casa, jogue-os fora também. Não facilite o ato de fumar para você mesmo. Dificulte-o o máximo que puder!
Conte para todo mundo que você está parando de fumar! Quando contamos os nossos planos, nos obrigamos a cumpri-los. Isso porque tendemos a evitar que nossa palavra seja descumprida. Além disso, não queremos parecer incapazes perante as pessoas, o que nos faz resistir por mais tempo, para alcançar o que foi dito.
O ato de fumar está, na verdade, mascarando alguma coisa, algum sentimento consciente ou inconsciente dentro de você. Além disso, é muito difícil abandonar velhos hábitos e criar novos. Esses problemas podem ser resolvidos em terapia, que é um ambiente no qual você terá que lidar com seus sentimentos. Além disso, a terapia ajuda na adaptação a novas situações e pode te ajudar a sentir menos necessidade do cigarro.
Por fim, a última dica é procurar por um médico, de preferência um psiquiatra, para avaliar o seu caso. Há remédios que podem ser usados no controle de vícios, e os quais você pode parar de tomar depois, sem maiores transtornos. Se for o caso, um especialista vai te indicar um desses.
Depressão: veja aqui o que é, quais são os seus sintomas e tratamento
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…