Se você quer saber se pai também tem direito à licença no nascimento do filho, então está no lugar certo! Isso porque, nós reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Para que assim, você fique por dentro de todos os seus direitos.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Nos últimos anos, um grande debate sobre o papel do pai na vida do filho recém-nascido está gerando dúvidas e modificações na legislação. Isso porque, cada vez mais, os pais desejam ter a oportunidade de estar presentes nos primeiros momentos de vida do bebê.
Nesse contexto, surge a pergunta: pai também tem direito à licença no nascimento do filho? Dessa forma, para responder a essa questão, é necessário acionar a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, que diz que o pai tem direito a cinco dias de licença a partir do nascimento da criança.
Dessa forma, a licença é remunerada e pode ser estendida para até 20 dias, caso a empresa do pai adote programas de incentivo à paternidade.
A licença paternidade traz vários benefícios tanto para o pai quanto para o filho. Isso ocorre porque, segundo algumas pesquisas, os pais que tiram licença nesse período têm uma melhor conexão com seus filhos. O que ajuda no desenvolvimento do vínculo afetivo e no estabelecimento de uma relação saudável.
Além disso, a licença paternidade também contribui para a igualdade de gênero, ao permitir que tanto o pai quanto a mãe compartilhem as responsabilidades do cuidado com o recém-nascido.
Ademais, em diversos países ao redor do mundo, a licença paternidade também é uma realidade. Em alguns países escandinavos, por exemplo, os pais têm direito a uma licença mais longa, chegando a até 480 dias.
Desse modo, essa medida visa incentivar a participação ativa dos pais nos cuidados dos filhos.
Solicitar a licença paternidade é um processo relativamente simples. Basta seguir as seguintes orientações:
Primeiramente, o pai deve informar o seu empregador sobre a sua intenção de utilizar esse benefício. Normalmente, as empresas exigem um aviso prévio com antecedência, geralmente de 15 a 30 dias antes do nascimento do filho.
Ademais, é necessário que o pai apresente o requerimento de licença paternidade ao empregador. Esse requerimento varia de acordo com a empresa, sendo alguns documentos necessários:
Além disso, informe-se com antecedência sobre os documentos, a fim de garantir que nenhum esteja faltando na hora de fazer a solicitação.
Por fim, após o envio do requerimento, o empregador tem a obrigação de conceder a licença paternidade ao funcionário, respeitando os prazos que a lei estabelece.
Agora que você já sabe se pai também tem direito à licença no nascimento do filho, deixe sua opinião sobre esse assunto nos comentários!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…