Organizar os estudos: como fazer isso de forma eficiente

Organizar seus estudos é uma forma de aproveitá-los mais

0

Com a vida corrida, o celular na mão e várias outras distrações, pode ser difícil manter os estudos em dia. Dessa forma, organizar os estudos é essencial para não se perder na rotina.

É comum começar o semestre de aulas com tudo organizado e a confiança de que você vai manter todas as matérias em dia. Um mês depois, você nunca esteve com tanta matéria acumulada e está fazendo só o que precisa ser entregue imediatamente. Isso acontece com todo mundo.

Organização doméstica: produtos e formas de manter a casa organizada

Nesse artigo, te daremos ideias de como você pode organizar os estudos. Continue lendo para saber mais.

Crie um cronograma

A primeira dica, para organizar os estudos, é a mais básica: criar um cronograma. Ele vai permitir que você desenvolva uma rotina, crie um hábito. Rotinas tornam todos os processos mais fáceis. Se você está fazendo cinco matérias, pode se dedicar cada dia a uma, de segunda a sexta. Agora, se está fazendo mais matérias, você pode fazer duplas entre as mais fáceis e/ou menores. Assim, pode dedicar dias exclusivos para as mais difíceis e/ou maiores.

Entretanto, você precisa ser realista para elaborar esse cronograma. Você não pode separar quatro horas de estudo, sabendo que você só mantém a concentração por três. Ou programar de estudar duas matérias, sabendo que o tempo só é suficiente para uma.

Isso gera frustração, quando você não alcança o objetivo. Além disso, você fica desmotivado e desiste da rotina.

Seja flexível

Outro ponto importante para organizar o estudo é ser flexível. Se o primeiro plano não deu certo, você pode adaptá-lo. É normal subestimar o tempo que uma matéria vai levar para ser estudada. Do mesmo jeito que outras podem fluir mais rápido do que você imaginava. Por isso, se permita alterar seus planos, sem enxergar como uma falha. É só um ajuste no percurso que tornará todo o processo melhor.

Decoração para pequenos espaços: dicas de otimização para casa

Além disso, todos temos os dias em que algo não sai como o planejado. Você pode atrasar em algum compromisso, passar mal, ou, até mesmo, não estar em um dia bom. Nesses dias, é provável que você não cumpra o cronograma.

Todavia, isso não é motivo para achar que não consegue manter o que planejou. É só  um dia. No dia seguinte, você recomeça sua rotina e faz reajustes para compensar o dia não tão produtivo. Não se culpe, pois isso só vai te prejudicar mais.

Tenha momentos de distração

Sim, para organizar seus estudos, é importante incluir momentos de lazer no seu planejamento. Você não vai conseguir manter a concentração ou render o que gostaria se estiver cansado ou estressado. Existem dias que o melhor é ir ver um filme, dormir, passear no shopping. Enfim, distrair. Isso renovará seus ânimos para que você recomece no outro dia com mais concentração.

Entretanto, às vezes, você nem precisa de um dia de descanso. Somente uma pausa de meia hora, no meio do estudo ou entre uma matéria e outra, pode ser o que você precisa para cumprir o cronograma do dia.

Seguindo essas dicas para organizar seus estudos, sua rotina pode ficar mais fácil!

Organização financeira: veja dicas para monitorar gastos!

4/5 - (2 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.