O que é a íngua e por que ela aparece?

Veja como a íngua pode aparecer na sua pele

0

O que é a íngua e por que ela aparece? Saiba hoje aqui no Brasil 123 Uma íngua é o nome dado para um aumento que acontece nos gânglios linfáticos, ou linfonodos, que pode ser gerado por causa de alguma inflamação que acontece, muitas vezes, na região da virilha, do pescoço e da axila.

A íngua é o nome dado aos pequenos nódulos que ficam sob a pele do pescoço, virilha e axila e podem ser dolorosas, além de durar até um mês inteiro em seu corpo até o tratamento.

Isso acontece porque os gânglios são estruturas do organismo que auxiliam nosso corpo no combate aos microrganismos invasores do sistema. Sendo assim, por causa disso, no combate às infecções, a íngua, nome popular da adenopatia aparece.

Algumas vezes, o aparecimento de íngua pode ser passageiro, mas também pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes como câncer e, por isso, é bom notar esses sinais e procurar um médico para realizar exames em busca de infecções que podem estar causando esses problemas. Confira mais aqui.

Por que aparece a íngua no corpo

entenda por que a íngua aparece - reprodução unsplash
entenda por que a íngua aparece – reprodução unsplash

Como os gânglios linfáticos ficam espalhados pelo corpo todo, as ínguas aparecem em regiões diferentes, seja no pescoço, seja na virilha, por exemplo.

Portanto, veja as causa mais comuns e por que ela aparece nas diversas regiões do seu organismo:

Inflamação na pele

Qualquer tipo de inflamação que acontece na pele pode causar o aparecimento de uma íngua, ou seja, um carocinho sucutâneo causado pelos gânglios que funcionam como filtros para combater quaisquer ameaças contra o seu organismo.

Portanto, é comum encontrar pessoas que dizem ter íngua na pele por causa do uso de substâncias químicas como um desodorante, por exemplo. Pois, o sistema imune dos gânglios são informados de que uma substância estranha invadiu o organismo. Por isso, logo criam um carocinho para impedir a entrada no organismo por aquela via.

Quando acontecem inflamações no sistema respiratório, a íngua também tende a aparecer, visto que os linfonodos aumentam de tamanho.

Infecção no corpo

Qualquer infecção pode causar ínguas. Portanto, caso você esteja passando por uma gripe, por exemplo, esses carocinhos podem aparecer no pescoço. Até porque, essa é a área mais irritada do corpo quando as vias aéreas estão comprometidas. Então, por causa disso, os gânglios se direcionam para lá em busca de defender seu organismo.

Portanto, caso tenha notado íngua na virilha, saiba que isso pode ser causado por doenças relacionados ao sistema genital do seu corpo, como candidíase. Além disso, até mesmo doenças sexualmente transmissíveis.

Mas não se precipite, porque é preciso consultar um médico antes de tomar quaisquer precauções. Saiba que até mesmo o uso de algum produto cosmético que causa alergia pode causar íngua na virilha e axila, por exemplo.

Doenças autoimunes

Por fim, a íngua pode ser um sinal de que doenças autoimunes estão presentes no organismo. Portanto, caso apareçam sob o seio, por exemplo, procure um profissional da medicina para fazer uma mamografia. Caso a íngua meça mais que 2,5 centímetros e seja dura, sem apresentar melhoras durante um mês, procure um médico para entender o que está acontecendo.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.