Através de um comunicado, o Nubank chamou a atenção dos sócios do “pedacinho” para decidirem o que irão fazer com o dinheiro. Os clientes são sócios da fintech, pois receberam parte da empresa quando abriram um capital na bolsa em 2021. Nesse caso, eles já podem adquirir o dinheiro.
Milhões de brasileiros puderam investir na bolsa de valores com a instituição financeira e, com isso, adquiriram o chamado “pedacinho” que representa uma parte na BDR (Brazilian Depositary Receipts). Nesse sentido, representa 1/6 da ação ordinária classe A da Nu Holdings.
No entanto, como esse é um investimento de risco, só é oferecido para um certo perfil de investidores. Mas o Nubank ofereceu pedaços da bolsa para os clientes sem nenhum custo, permitindo que os clientes pudessem ver como funciona a Bolsa de Valores.
Como fazer parte do pedacinho do Nubank?
Para os clientes do Nubank que já fazem parte do “pedacinho” a consulta aos valores estará disponível a partir de dezembro, mais especificamente, no dia 10. Com isso, a negociação de ativos também estará disponível neste dia.
O NuSócio, que é como a instituição os chama, poderão decidir se querem receber o crédito na conta ou vender a ação. Sendo assim, os investidores que tiverem uma Oferta Pública Inicial (BDRs durante o IPO) ou em operações durante o mercado da bolsa, serão chamados para discutir sobre o assunto pelo Plano de Descontinuidade do Programa de BDRs Nível 3.
O que fazer com o dinheiro investido na fintech?
A fintech, com o objetivo de ajudar as pessoas a terem o controle do seu próprio dinheiro, criou o NuSócios. Dessa forma, eram oferecidos milhões de pedacinhos aos clientes do Nubank sem nenhum custo.
As opções liberadas pelo banco para uso do investimento são:
- Receber o investimento BDR;
- Vender BDR, transferindo a quantia para as caixinhas, ou seja, o dinheiro investido que já está dentro do aplicativo com os investimentos especiais. Essa é uma nova função para organizar e planejar a vida financeira.
Também é possível adiar a decisão do que fazer com o investimento até o fim do período que está marcado para o dia 9 de dezembro.
Outras dicas para manter a vida financeira equilibrada
Definir metas de vida
O que é liberdade financeira para você? Todo mundo tem um desejo geral por isso, mas esse é um objetivo muito vago. Seja específico quanto a prazos e valores na hora de pagar.
Pagar cartões de crédito no valor integral
Cartões de crédito, como do Nubank, por exemplo e outros empréstimos ao consumidor com juros altos são tóxicos para a construção de riqueza. Pague o saldo total sem deixar gerar juros.
Pagar juros é uma das coisas que mais contribuem para o cidadão ficar endividado, evite-os.
Observe sua pontuação de crédito
Sua pontuação de crédito é um número muito importante que determina a taxa de juros oferecida ao comprar um carro novo ou refinanciar uma casa.
Também afeta o valor que você paga por uma série de outros itens essenciais, desde seguro de carro até prêmios de seguro de vida.
A razão pela qual as pontuações de crédito têm tanto peso é que alguém com hábitos financeiros imprudentes é considerado imprudente em outras áreas da vida, como não cuidar da saúde, por exemplo.
Negociar bens e serviços
As pequenas empresas, em particular, tendem a estar abertas à negociação, portanto, comprar a granel ou se posicionar como um cliente recorrente pode abrir as portas para bons descontos.
Mantenha-se informado sobre questões financeiras além
Revise as mudanças relevantes na legislação tributária para garantir que todos os ajustes e deduções sejam maximizados a cada ano. Acompanhe as notícias financeiras e os desenvolvimentos no mercado de ações em geral, não só do Nubank e não hesite em ajustar sua carteira de investimentos de acordo. O conhecimento também é a melhor defesa contra fraudadores que se aproveitam de investidores pouco sofisticados para ganhar dinheiro rapidamente.
Mantenha sua propriedade
Cuidar bem da propriedade faz com que tudo, desde carros até sapatos e roupas durem mais. O custo de manutenção é uma fração do custo de substituição, por isso é um investimento a não perder.