A idade mínima a partir da qual um segurado do INSS pode se aposentar está aumentando anualmente devido às regras confirmadas no âmbito da Reforma do Sistema de Previdência em 2019. Isso tem valor para o período de contribuição obrigatória para quem busca aposentadoria. Por isso que hoje, nós vamos indicar se mudou a idade mínima de aposentadoria.
Os novos requisitos de idade e tempo de contribuição para elegibilidade ao plano de aposentadoria foram estabelecidos pela Lei de Reforma da Previdência, mas as regras de transição suavizaram o golpe para aqueles que se aproximam da aposentadoria, permitindo uma atualização gradativa.
Os trabalhadores que planejam se aposentar em 2023 devem estar cientes dos novos requisitos para que possam selecionar o método de pedido de aposentadoria mais vantajoso. Lembre-se de que a idade mínima de aposentadoria do INSS varia de acordo com o tipo de aposentadoria solicitada.
Consulte o seguinte para obter os requisitos e opções de plano de aposentadoria mais atualizados da agência governamental do INSS.
Somente colaboradores do sexo masculino com mais de 63 anos poderão selecionar esta opção. Para as mulheres, considerar-se-ão as solicitações apenas de contribuintes com pelo menos 58 anos de idade. Para requerer a aposentadoria pela regra da idade, pessoas de qualquer gênero precisam comprovar contribuição para o INSS por no mínimo 15 anos.
Os homens que desejam receber benefícios da Previdência Social devem ter idade mínima de 63 anos e comprovação de contribuição previdenciária há pelo menos 35 anos. A idade mínima para as mulheres se aposentarem é 58 anos, e elas precisam comprovar contribuição mínima de 30 anos.
De acordo com essa regra, a elegibilidade do trabalhador para se aposentar é determinada por uma pontuação de zero a cem, que leva em consideração a idade e o tempo de serviço.
As pessoas do sexo masculino precisam comprovar contribuição de no mínimo 35 anos, que vai acrescentar à idade e assim, totalizar, totalizar 100 pontos. As mulheres precisam mostrar que contribuíram por pelo menos 30 anos e marcar pelo menos 90 pontos quando ao considerar a idade.
Uma das ferramentas disponibilizadas pelo app Meu INSS pode dizer quanto tempo você precisa trabalhar antes de solicitar a aposentadoria. A calculadora está disponível, selecionando “Simular aposentadoria” na tela inicial. Com essas informações, você pode calcular quantos anos precisa ainda trabalhar, antes de poder se aposentar na modalidade de sua preferência.
Mas cuidado: é preciso saber qual é a forma de aposentadoria mais apropriada no seu caso, e por isso, a análise de um advogado previdenciário é muito importante. Não esqueça, portanto, que você está optando por um valor de aposentadoria, que receberá pelo resto de sua vida. Muitas vezes, é preferível trabalhar um pouco mais, para garantir um valor maior de aposentadoria.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…