A mudança de emprego pode ser uma decisão difícil de ser tomada. Segundo dados informados no portal de notícias Época Negócios, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria de pesquisa digital Harris Interactive, mostrou que a troca de emprego nem sempre é a melhor escolha.
De acordo com o portal, a pesquisa foi feita com 2 mil cidadãos nos Estados Unidos e apontou que 20% desse total, que mudaram de emprego nos últimos dois anos, se arrependeram da mudança.
Segundo o Época Negócios, especialistas apontam que, devido ao aumento da inflação, o boom nas contratações deve diminuir. Para eles, antes de optar pela mudança de emprego é necessário que o trabalhador analise, sem pressa, as opções do mercado e avalie de forma criteriosa os prós e os contras de cada oportunidade.
Com base nas informações do portal, veja as cinco formas de decidir se a mudança de emprego (ou de carreira) é ideal para você no momento.
A melhor chave para acertar na escolha é encontrar o maior número possível de opções de emprego. Com isso, levantar dúvidas sobre a profissão é uma boa forma de conseguir encontrar as soluções. Mesmo que o atual plano de carreira não esteja funcionando, raramente o profissional vai se adaptar a uma mudança distinta.
A rotatividade de trabalhadores numa empresa representa uma mensagem aos empregadores, demonstrando o que o colaborador realmente quer do trabalho.
A chave para encontrar um bom caminho profissional está em saber o que você precisa de um determinado trabalho. Para esse processo, pode ser levantado as seguintes perguntas:
É preciso ter certeza da integridade com o trabalho que está fazendo.
Pedir conselhos específicos aos seus mentores e colegas sobre o mercado de trabalho e a carreira que deseja seguir, ajuda a dar clareza sobre a decisão a ser tomada.
Também é necessário observar quem sai e quem fica em seus círculos profissionais. A procura de trabalho é um modo de vida.
Se escolher mudar de emprego, saiba definir expectativas razoáveis. De acordo com as informações do portal, a coach de carreira Ashley Stahl destacou que o tempo para se estabelecer em uma nova empresa é de pelo menos seis meses.
É preciso ter consciência desse processo de estabilidade, antes de se sentir frustrado.
É comum as pessoas sentirem medo sobre as decisões na carreira, preocupando-se por estar desempregadas ou não se sentirem qualificadas. O segredo é trocar o olhar de medo por um olhar de curiosidade. Desta forma, é possível ter uma atitude mais forte em relação ao trabalho.
É preciso estar disposto a não ter certeza sobre todos os planos futuros.
Veja também: O que fazer quando a empresa é excluída do Simples Nacional
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…