Veja os motivos para você fazer um consórcio

0

Muitos ainda têm um pé atrás com o consórcio e por mais que queiram muito adquirir um bem móvel, imóvel ou realizar algum serviço, preferem ficar sem do que optar por este recurso. 

Este é o seu caso? Entendemos a desconfiança, porque as pessoas não explicam como ele funciona de fato e, consequentemente, apesar de escutar muito sobre essa modalidade, muitos não a compreendem. Mas, sonhos e metas não devem nunca serem deixados de lado, concorda?

Pensando nisso, esse conteúdo abordará tudo que precisa saber sobre consórcio, para acabar de vez com as dúvidas e para que tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão. 

Para alcançar tudo que deseja, é importante se organizar, planejar e investir. Tudo isso é possível com o consórcio, já que pode ser usado de diferentes formas dentro de um planejamento financeiro, incluindo como investimentos para ganho de renda. 

Mas afinal, o que é consórcio? É uma modalidade de compra a longo prazo com as melhores condições de pagamento do mercado. Sua forma de funcionamento, que é a aquisição em grupo, levanta muitas dúvidas e talvez, seja o motivo da desconfiança. 

Explicaremos a seguir, mas é um método bastante simples, eficiente e vantajoso. Além, é claro, de que existe uma lei que rege todo o segmento de consórcios, para que este recurso seja feito de forma mais transparente e segura. Você sabia disso?

Chama-se “Lei dos Consórcios”, conhecida por proporcionar ao mercado mais confiança aos consórcios. Apesar de poucos conhecerem essa lei, é bastante importante e te garante mais tranquilidade ao optar por este recurso financeiro. 

Então, com todas essas informações em mente, te explicaremos o que é consórcio, como funciona e ainda daremos 3 motivos para fazer um investimento como este. Acreditamos que assim, não restará dúvidas sobre as vantagens dessa opção. Confira! 

 

 O que é consórcio?

 

Nosso intuito é explicar detalhadamente o que é consórcio, de uma forma bastante simples para que se entenda o que de fato é esse recurso. Ao ler conteúdo sobre este tema, provavelmente, já se deparou com a frase: “consórcio é uma modalidade de compra.” 

É uma afirmação verdadeira, mas o que isso significa? Essa frase se refere ao intuito do consórcio, sendo este nada mais do que um método de compra. Assim como o consórcio, existem diversas outras formas de adquirir um bem, como financiamentos, empréstimos, entre outras. 

Então, é uma forma de facilitar a compra de bens móveis, imóveis e contratação de serviços. Um dos principais benefícios desta solução são as condições de pagamento, e por isso, são bastante citadas nos conteúdos sobre o tema. 

Isso porque, essa modalidade de compra não tem juros, parcelas intermediárias e taxa de entrada. Como? O consórcio é baseado na união de pessoas que têm o mesmo objetivo de adquirir um bem.

Neste momento, muitos se confundem, mas é um processo bastante simples. Existe um grupo de pessoas que querem adquirir um determinado bem, todos os membros dessa união se comprometem a contribuir com uma parcela mensal pré determinada, criando um fundo coletivo. 

Dessa forma, ao longo do contrato, esse grupo terá caixa suficiente para que todos os participantes sejam contemplados e consigam o valor à vista da compra que desejarem fazer. 

Uma vez ao mês, um membro é sorteado para receber a carta de crédito, documento que possibilita a aquisição do bem. Se precisar do valor antes, é possível fazer um lance adiantando alguns aportes.

Mas de qualquer forma, todos recebem o valor total da compra até o final do contrato. Por isso, é chamado de modalidade a longo prazo, porque pode ser um dos últimos a ser sorteado. 

Todo processo do consórcio é organizado por empresas conhecidas como administradoras. São elas que garantem a segurança das transações, realizam os sorteios e têm o controle de toda a situação – tornando este processo ainda mais seguro. 

Ficou claro? Esperamos que sim! Vamos aos 3 principais motivos que tornam o consórcio uma das melhores opções do mercado. Essas informações ajudarão a maior compreensão sobre o tema. 

 

 Compra planejada

 

Um dos principais benefícios do consórcio é o planejamento. Como dissemos ao longo do conteúdo, organizar e planejar as finanças é o segredo para a realização de muitos sonhos e metas.

Com o consórcio, você sabe exatamente quanto terá que desembolsar ao longo dos meses para adquirir o bem desejado. Não precisa de parcelas de entrada e é uma opção sem cobrança de juros.

Então sem surpresas, o valor determinado no contrato será o mesmo até o final. Assim como o período também já fica pré estabelecido, então se o contrato durar 2 anos, você sabe que em até 24 meses, terá o valor total para a compra disponível. 

 

Compra à vista com consórcio!

 

Quem é contemplado ou faz o lance, recebe a carta de crédito, documento que possibilita a compra à vista. Então, tendo o valor total em mãos, é possível conseguir melhores condições de pagamentos, descontos e vantagens no momento da aquisição do bem que tanto deseja. 

Geralmente, são valores altos, por isso possibilitam a negociação. 

 

Versatilidade

 

Consórcio são extremamente versáteis porque ajudam as pessoas a adquirirem bens móveis, imóveis, realizar serviços e usá-lo como investimento. Como assim? Existem consórcios de automóveis, imobiliários, para cirurgias estéticas por exemplo e até mesmo a compra e venda de cartas contempladas para gerar renda. 

Então, com essa opção, é possível comprar casas, apartamentos, terrenos, carros, motos, entre outros diversos tipos de bens. 

Já o uso das cartas contempladas, possibilita grandes investimentos. Se for contemplado e desejar vender sua carta por um valor mais alto, é possível. Se com o valor total de um imóvel, por exemplo, quiser comprar um apenas para alugá-lo e ter uma renda extra todos os meses, também pode. 

São diversas formas de usar o consórcio ao seu favor. Esperamos que agora, tenha se convencido de que vale a pena considerar essa opção para a realização dos seus sonhos e metas.  

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.