O ministro da Cidadania, João Roma, participou nesta quarta-feira (22) do lançamento do ‘Programa Vem Ser’ e afirmou que o esporte simboliza a superação. Roma destacou a integração entre diversas áreas por meio da iniciativa, que é destinada para as crianças e os adolescentes e pode ser estabelecida em escolas ou espaços comunitários, públicos ou privados.
“É um programa que vai além, conseguiu se aperfeiçoar, integrar outras fontes, abranger todos os cenários que têm a ver com essa atividade virtuosa que é o esporte no Brasil. O esporte simboliza para todos nós superação, mas tem muito mais valores envolvidos”, afirmou o ministro.
Programa Vem Ser
O programa é voltado para crianças e adolescentes com faixa etária de preferencialmente 8 a obrigatoriamente 17 anos.
Tem por objetivo oferecer práticas esportivas para crianças e adolescentes, condições pedagógicas adequadas à prática do esporte educacional e motivar a promoção de ações intersetoriais que integrem a política esportiva educacional aos demais setores, como educação, saúde, cultura e defesa.
Os núcleos esportivos do programa Vem Ser! são viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e governos dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal, instituições públicas federais de ensino e organizações da sociedade civil (OSCs), com apoio dos recursos financeiros próprios da Secretaria Especial do Esporte ou por meio de emendas parlamentares.
O programa tem como princípios a inclusão, ênfase no trabalho educação e desenvolvimento integral, além de abordar valores como amizade, respeito, amor e excelência.
Investimentos no esporte
Em seu discurso, Roma também destacou que representou o Governo Brasileiro na abertura das Olimpíadas de Tóquio, e ressaltou os investimentos do governo do presidente Jair Bolsonaro na área. Por meio do tripé formado pela Bolsa Atleta e Bolsa Pódio, pela Lei de Incentivo ao Esporte e pela Lei das Loterias, o governo federal investe anualmente R$ 745 milhões no esporte brasileiro.
Fonte: Ministério da Cidadania
Confira também: Auxílio Emergencial prorrogado: Até quando vão os pagamentos? Veja o calendário ATUALIZADO