De acordo com a Receita Federal, existem registrados, hoje, 12,4 milhões de MEIs (Microempreendedores Individuais) no Brasil. No entanto, muitos não sabem dos seus direitos enquanto Pessoa Jurídica (PJ). Por isso, o Brasil123 responde a seguinte pergunta: MEI tem direito ao auxílio-doença? Então, para saber mais sobre esse assunto, confira esse artigo e veja se você tem direito a ele.
A resposta é SIM, o MEI tem direito ao auxílio-doença. Isso porque dá-se o direito a esse auxílio, também chamado de benefício por incapacidade temporária, ao contribuinte que está afastado temporariamente da atividade profissional.
Há uma condição para isso: o microempreendedor pode receber o auxílio desde que não tenha nenhum funcionário. Como MEI, o contribuinte recebe o benefício desde o primeiro dia do afastamento por incapacidade, mas precisa atender aos seguintes requisitos:
O valor pago de auxílio-doença normalmente equivale a 91% da média salarial do segurado. Então, ele não pode ser inferior ao salário mínimo. Dessa forma, algumas doenças independem do período de carência, como: AIDS, Cegueira, Cardiopatia grave, Mal de Parkinson, Hanseníase, Contaminação por Radiação, Câncer, Espondiloartrose, Nefropatia grave, Paralisia incapacitante, Tuberculose ativa, etc.
Assim, por entender que esta lista de doenças é exemplificativa e não exaustiva, o requerimento pode ser feito via judicial. Isso em casos de doenças incapacitantes geradas pela COVID-19 e outras doenças graves. Além disso, existem grandes chances de aprovação.
A solicitação do auxílio-doença pelo MEI pode ser feita de três formas. São elas: ligando 135, na Central de Atendimento, acessar o site Meu INSS ou indo diretamente na agência do INSS. Dessa forma, os documentos necessários para solicitar o auxílio-doença são:
No entanto, os documentos não podem ter rasuras e devem constar o período necessário para recuperação e tratamento. Assim, se o contribuinte optar por realizar o pedido de auxílio-doença a partir do site Meu INSS, o caminho será:
Realize o agendamento da perícia após o encaminhamento dos documentos necessários. Sendo assim, compareça no dia, hora e local informados para realizar a perícia e obter o seu auxílio-doença.
Por fim, esperamos que, com esse passo a passo e todas as informações, tenhamos contribuído para tirar as dúvidas sobre o questionamento de se o MEI tem direito ao auxílio doença.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…