Malefícios do sedentarismo: Por que é importante praticar exercícios físicos

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Os malefícios do sedentarismo são diversos. A inatividade física e uma dieta pouco saudável se tornaram grandes problemas de saúde pública, uma vez que, combinados, esses dois estilos de vida pobres são a segunda causa real de morte depois do fumo em diversos países, mas principalmente nos Estados Unidos.

malefícios do sedentarismo

Quais são os malefícios do sedentarismo?

A inatividade física também está associada a um risco aumentado de desenvolver ou agravar doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, doença cardiovascular, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, hipertensão, certos tipos de câncer e osteoporose.

No Canadá, 76% dos homens adultos e 79% das mulheres adultas não realizam a atividade física mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde, 150 minutos por semana, e adultos canadenses gastam em média 9 horas e 48 minutos do período acordado em atividades sedentárias.

Pesquisas recentes sobre atividade física sugerem que não é mais suficiente seguir as recomendações mínimas de agências de saúde pública para minimizar o risco de doenças cardiovasculares. A inatividade física e o comportamento sedentário têm, cada um, seus próprios efeitos únicos na saúde, que devem ser tratados separadamente para melhor compreender seus mecanismos distintos.

Passar longos períodos sentado é muito comum em nossas sociedades modernas e isso só aumentará com as inovações tecnológicas e sociais que virão. Além de promover exercícios regulares, as organizações de saúde pública também podem precisar incluir a redução do tempo sedentário em suas diretrizes e enfatizar a importância de fazer pausas “ativas”.

É importante ressaltar que fazer pausas não quer dizer necessariamente praticar exercícios, mas pode significar, por exemplo, caminhar um minuto, sair para beber água ou fazer algumas tarefas domésticas para quem trabalha em casa. Não é mais difícil do que isso!

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