Malefícios do adoçante para quem busca emagrecimento

0

Há vários malefícios do adoçante para sua saúde. Para substituir o açúcar frequentemente difamado, alguns usam os adoçantes. Essas substâncias, de origens e composições muito diversas, proporcionam um sabor adocicado, sem os efeitos nocivos do açúcar no organismo.

Mas qual é o impacto desses adoçantes na saúde? A questão causa controvérsia. Um novo estudo, cujos resultados, então, acabam de ser publicados na revista científica British Medical Journal, está fazendo uma contribuição.

malefícios do adoçante

Malefícios do adoçante

As recomendações nutricionais nacionais e internacionais recomendam limitar ao máximo o consumo diário de açúcar. A ingestão diária excessiva de açúcar, portanto, contribui para o desenvolvimento de doenças graves, principalmente entre as quais:

  • Sobrepeso e obesidade;
  • Diabetes.

Para substituir o açúcar, a indústria de alimentos desenvolveu toda uma gama de adoçantes sem açúcar, substâncias capazes de fornecer um sabor doce sem os efeitos nocivos do açúcar. Entre os adoçantes, portanto, existem substâncias naturais ou sintéticas, entre as quais:

  • Aspartame;
  • Sacarina;
  • Sucralose;
  • Stevia.

Se essas substâncias não têm os efeitos negativos do açúcar no corpo, são seguras para a saúde? Muitos pesquisadores estão se perguntando sobre essa questão.

Rumo a recomendações sobre adoçantes

De acordo com esta revisão da literatura, parece que o consumo de adoçantes sem açúcar não está associado a nenhum benefício muito significativo para a saúde. Em geral, os pesquisadores observaram uma significância muito baixa dos resultados, então, apresentados nos diversos estudos. A grande diversidade dessas substâncias também pode gerar resultados conflitantes.

Diante dessa descoberta, portanto, estudos maiores e de longo prazo são necessários para determinar os efeitos positivos dos adoçantes na saúde e os efeitos negativos.

Esses estudos, portanto, são essenciais para definir o lugar dos adoçantes sem açúcar, em relação ao açúcar. A Organização Mundial da Saúde, uma das organizações financiadoras deste estudo, aguarda, então, esses dados para estabelecer recomendações sobre o uso de adoçantes sem açúcar. E, consequentemente, os amantes de açúcar e adoçantes também!

As informações sobre os malefícios do adoçante foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.