O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou duas indicações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para apreciação do Senado Federal. De acordo com mensagem do presidente ao Senado, publicada nesta sexta-feira (03) no Diário Oficial da União (DOU), Tiago Sousa Pereira foi indicado para o cargo de diretor-presidente da Anac, em decorrência da renúncia de Juliano Alcântara Noman.
Além disso, Mariana Olivieri Caixeta Altoé, atual superintendente de Pessoal de Aviação Civil da Anac, obteve a indicação para o cargo de diretora da agência, em decorrência da indicação de Tiago Sousa Pereira para o comando da Anac. A diretoria da Anac é composta por cinco membros, sendo quatro diretores e um ouvidor.
Esta última decisão sobre saque-aniversário FGTS alegra brasileiros
A Anac é uma agência reguladora federal encarregada de regular e fiscalizar a aviação civil no Brasil. A agência supervisiona os aspectos econômicos e técnicos de segurança do setor. As diretorias, com mandatos que variam de dois a seis anos, são disputadas por partidos políticos. Assim, indícios de mudança no comando da agência requerem análise e aprovação do Senado. Na prática, as audiências do Senado têm a função de testar o conhecimento técnico do candidato presidencial, apurando possíveis conflitos de interesse e, assim, decidir se essa pessoa possui competência para assumir o cargo.
Tiago Sousa Pereira, que ocupará o cargo de diretor-presidente da Anac até 2026, já passou por diversos cargos na agência antes de se tornar diretor, incluindo passagens pelo Banco Central e Ministério do Planejamento. Além disso, é servidor de carreira e professor de Economia e Administração do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP). Por fim, o futuro diretor-presidente da Anac possui bacharel em Ciências Econômicas e mestrado em Economia pela Universidade de Brasília.
Vale destacar que Pereira é membro do colegiado da agência desde outubro de 2020. Na época, o Comitê de Infraestrutura do Senado havia aprovado seu nome e outras 15 indicações para cargos no conselho do órgão regulador.
CONSULTAR BOLSA FAMÍLIA: Veja como ter informações sobre os pagamentos
Mariana Olivieri Caixeta Altoé, futura diretora da Anac, possui graduação em engenheira eletricista pela Universidade de Brasília e possui mestrado em Engenharia Eletrônica, bem como em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, ambos pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA). Além disso, Altoé atua como superintendente de Pessoal de Aviação Civil da Anac desde outubro de 2020.
Segundo relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Anac foi eleita como a autoridade de aviação civil com melhor desempenho em boas práticas de governança entre 29 autoridades analisadas. Com base nos dados coletados entre abril de 2021 e outubro de 2021, a OCDE analisou um total de 29 autoridades da aviação civil pertencentes a 26 países, em territórios da América Latina e Caribe.
Em suma, o relatório que elegeu a Anac, faz parte de uma série de análises da OCDE sobre melhores ferramentas de supervisão, governança e instituições e suas implicações para os resultados das políticas realizadas.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…